Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

domingo, 18 de fevereiro de 2024

VISITA A KIBUTZ - ISRAEL - TERRA SANTA

 KIBUTZ 

        Você sabia que é possível visitar e até passar uma noite num Kibutz? Antes de mais nada, deixa eu explicar o que é pra quem não sabe..

        kibutz é uma comunidade agrária coletiva israelita inicialmente utópica, sem uso de meios de produção privativos, uma coletividade comunitária voluntária baseada nos princípios do sionismo trabalhista (combinação de socialismo e sionismo). Comunidade para proteção da crescente onda de antissemitismo na Europa na época.

Apesar de existirem empresas comunais (ou cooperativas) em outros países, em nenhum outro lugar esse tipo desempenharam papel tão importante como em Israel, com função essencial na criação do Estado judeu.

Os kibutzim são considerados uma experiência única de Israel, e parte de um dos maiores movimentos comunais seculares na história. Fundados em um momento que a lavoura individual não era prática. Forçados pela necessidade de vida comunal e inspirados por ideologia socialista, os membros do kibutz desenvolveram modo de vida em comunidade que atraiu interesse mundial.

Enquanto que os kibutzim foram durante várias gerações comunidades utópicas, atualmente são semelhantes as empresas capitalistas, às quais supostamente seriam alternativa. Onde alguns são adicionalmente contratados trabalhadores externos (que vivem fora da esfera comunitária) e que recebem salários.

Os kibutzim forneceram a Israel uma parte desproporcionalmente importante dos seus líderes intelectuais, políticos e militares. Apesar de o movimento dos kibutzim nunca ter excedido 7% da população de Israel, ele poderá ter contribuído, como poucas instituições em Israel, para cunhar a identidade cultural do país.

Historicamente, com a colonização do Estado israelense, criado pela Organização das Nações Unidas em 1948, os kibutzim também exerceram importante papel estratégico militar quando dos primeiros conflitos árabes-israelenses, funcionando como bases avançadas, pois os colonos com treinamento militar e armamentos combateram o oponente até ocorrer a intervenção do Tzahal (exército israelense)

Bom.. Fiquei num Hotel bem confortável, porém austero. Nada de frufru, nada de exageros. Tudo muito bom mas muito simples. No dia seguinte, acordei cedo e fiz um passeio num carro de trabalho para conhecer a produção daquele Kibutz em especial. Achei uma experiência única. Desculpem pela falta de fotos, mas choveu muito no dia da visita e todas as fotos ficaram horríveis! E não gosto de colocar fotos que não são minhas no blog.

 A maiorida dos Judeus estrangeiros costuma passar uma temporada num kibutz pra aprender mais sobre sua cultura.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário