Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Jaipur - India

Jaipur é conhecida como a cidade rosada. Parece uma mini Delhi, cheia de labirintos, comércios e lindos palácios, como o city palace e o palácio dos ventos. Achei menos caótica e mais acolhedora. Mas, poeira, tem em toda a India..não tem jeito.
Subida ao Amber Fort -
A primeira parada é claro, é o Amber Fort. Vá cedo, pois, se você quiser subir a colina em direção ao Forte em cima de um elefante, tem que se programar de subir até 12 horas, por que os pobres tem hora para parar, descansar e retornar para as suas aldeias. De longe a construção impressiona.. De cima do lombo de um elefante então, é assombrante!! Você vai subindo, passando pelos portões que tem milhares de anos.. uma volta ao passado. No final da subida, a gente dá de cara com a grande área central com toda a em volta. E eu dei muita sorte, pois no dia havia uma filmagem de um filme de Bollywood e esta área estava toda decorada.. uma verdadeira festa!
A vista lá de cima é impressionante. De cara vemos o lago  Maota, com jardins de flores de açafrão cultivados em plataformas dentro deste lago. Inclusive, é numa destas plataformas que podemos ver o show de som e luzes ao anoitecer. Dentro do forte, não tenha pressa. São salas, salões, área abertas, labirintos.. tudo com detalhes preciosos que devem ser apreciados com muita calma e atenção. Imagine que tudo foi construido nos idos de 1500.. Quantos marajás não passaram por aí?
 
A visita começa pela Porta do Sol. Neste complexo foi a primeira vez que vi um encantador de serpentes. Assustador! E cuidado com os vendedores de fotos. Durante a subida ao Forte, várias pessoas vão tirando fotos.. lá em cima eles te perturbam muito!!! Vá ignorando, e, se realmente você estiver interessado, só compre lá embaixo. O Valor passa de 300 rupias por míseras 20 rúpias. Se acostume, por que regatear é o esporte mais praticado na India, mesmo antes do Polo e do Cricket. rs. O Palácio da cidade é uma visita interessante, mas imperdível mesmo é o Jantar Mantar. Mirz Begh, um rei astrônomo criou uma área voltada a observação dos planetas, prever a duração das estações, a quantidade de calor, de frio, das monções, etc. São 16 aparelhos que medem desde a posição dos astros até criar mapas astrais. Fascinante é pouco, para realizar que há séculos uma pessoa podia ser tão moderna!!! Outro lindo palácio que merece uma visita é o Palácio dos Ventos ou Hawa Mahal. Parece uma grande flauta ou uma coroa. Foi feito para que as senhoras do harém pudessem ver o movimento do lado de fora do palácio. É o grande símbolo da cidade.. visto de vários lugares. Vale mais a pena ficar vendo do lado de fora do que entrando, pois as maioria dos salões viraram escritórios estatais.
Se for possível, presencie uma cerimônia no Templo de Laksmi  Narayan. Um complexo de mármore branco, com entalhes com vários ícones de diversos profetas ou pessoas santas. Procure por Jesus.. Ele está representado lá também. Fique perto do altar durante a cerimônia, tome o banho de purificação e dê  a volta atrás do altar. Depois, aprecie todo o esplendor deste que na minha opinião, é um dos mais bonitos do Rajasthan.  Em Jaipur, uma boa dica de estadia é o Holliday Inn Jaipur.