Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

domingo, 3 de abril de 2016

BELGICA


B É L G I C A (BRUXELLAS) 

Peguei um trem saindo de Amsterdam, direto para Bruxelas. Como sempre, chegando na estação, fui no centro de informações a turistas pra saber como chegar no Albergue. Olha.. foi difícil! O Albergue ficava no subúrbio, no meio de um bairro muçulmano. Nada contra, mas, é um espécie de gueto. Tudo muito sujo, muita gente desempregada.. Na saída do metrô, conversei com uns estudantes, e eles me disseram que eu estava na direção certa, mas pra ter cuidado com o ambiente. Fui num pé só!!!

Olha.. o albergue é bom, tem metrô pra todos os lugares.. mas não voltaria pra lá. Conheci uma artista plástica gaúcha que foi roubada na porta do albergue um dia antes. Tá certo, ela deu mole.. tava com a doleira na mochila, assim como maquina fotográfica e coisa e tal.. Não podíamos esperar boa coisa disso. Enfim.. deu tudo certo! Passei 3 noites lá e sai inteira! Rsrs

Fiz um bate volta a Luxemburgo, e na volta, fiquei em Bruxelas. Ainda deu pra aproveitar o anoitecer na cidade... Fui no centro, na Grand Place (aproveitar para jantar) e visitei a Catedral. Já tinha estado antes em Bruxelas, e tive a mesma impressão de antes. Uma cidade suja e muito movimentada. Como é o centro da união européia, tem uma circulação de todo tipo de gente, de todos os cantos do mundo. Tome cuidado.. muitos batedores de Carteira.

No Primeiro dia de Bruxelas, fui direto pro Centro histórico. A cidade é muito bem sinalizada para os turistas.. fica fácil achar o que desejamos. Além do que, a maioria dos prédios fica bem próximo um do outro. Comece na praça principal: Grand Place. Visite o Hotel Gran Ville (antiga sede da prefeitura, as maisons Du Roi, dês ducs de Brabant e dês Boulangers. No verão, a noite, há um show de luz e som na praça. Quando eu fui, na primeira vez, em 1994, o show durava quase uma hora, e a trilha sonora era do filme 1492. Foi um momento único!! Ali perto, tem a famosa estátua do Manneken Pis. Muito pequininha, mas é ponto obrigatório! A prefeitura veste o menino com roupas típicas, para os vários eventos e feriados. Vive cheio.. tem que tirar foto de longe.. RS


A Catedral de Saint Michel et Gedule fica bem perto da Estação de trens.Feita em Calcário, em estilo Gótico, é relativamente pobre de ornamentos (comparando com outras catedrais), devido ao saque protestante no século XVI, mas é bem interessante. Do outro lado da avenida, ande pelas ruazinhas e descubra a bela Bruxelas.. Pequenos detalhes, estátuas, praças.. E encontre o Palais Royal, residência oficial da monarquia Belga. Lá em um salão parecido com o de espelhos do Palácio de Versailles. De lá, seguia a Place Du Grande Sablon, que divide a cidade alta da cidade baixa. A cidade alta é aonde vivem os mais abonados.

Em termos de museus, tem o de Belas Artes e o de Quadrinhos. Este é bem interessante.. bem diferente do que vemos normalmente.

No 2º dia, vamos pra longe. De Metrô, vamos conhecer o Parc Du Cinquantenaire. Foi um projeto inaugurado em 1880, celebrando o jubileu da independência Belga. (acredite, antes era um pântano!) Originalmente, haveria apenas os arcos, como os de triunfo de Paris. Foram feitos pavilhões para exposição e salões que abrigam mostras e exposições, como o militar e o real de arte his´torica. Vale a pena dar um tempinho para aproveitar o parque.

De lá, direto para o atomium, projetado para a exposição de 1958, e representa um átomo de ferro ampliado mais de 165 milhões de vezes. È possível subir e ter uma vista panorâmica da região. Ele fica no Bruparck, um parque temático muito visitado, principalmente nos fins de semana. Se você tiver tempo, aproveite! Visite a mini Europa, com mais de 300 miniaturas de vários pontos turísticos europeus; O Oceade, um parque em moldes tropicais de ondas quentes, praias artificais, ondas mecânicas.. e por ultimo o Kinepolis, um complexo com 29 salas de cinema. Pra passar o dia.

No dia seguinte, check out e trem! Direção: Brugges. Essa cidade eu já visitei duas vezes, e visitaria tantas mais. Uma cidade de boneca, mas com uma super estrutura turística. Fica a 40 minutos de Bruxelas. Se não achar cansativo, dá pra ir e voltar no mesmo dia. Eu resolvi ficar num albergue na cidade, bem perto da estação de trem e perto do centro turístico.