Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Aracaju - Sergipe

Viajo muito, mas escrevo pouco.. estou devendo muito texto, muitas dicas e muitas fotos.. mas vou tentar me redimir.. prometo! rs
Começando pela mais recente: ARACAJU. Terrinha linda, banhada pelo sol maravilhoso do nordeste.. até a água do Rio São Francisco é morninha.. não dá pra não se apaixonar. Povo caloroso, educado, estrutura de 1a para os turistas (repito.. para os turistas!) e comida boa e arretada!
O aeroporto é pequeno, mas as malas são rapidamente transportadas para a esteira. Perde-se muito pouco tempo. Se você reserva Tranfer, vão lhe cobrar 60,00 (ida e volta) com qualquer operadora de turismo. Se você pegar um taxi, você pagará 25,00/30,00 (e no carro vão até 04 pessoas). Então, não tenha medo. Os taxistas são honestos (claro, há exceções em todas as profissões, mas eu conversei com várias pessoas e esta é uma opinião comum) e gostam de explicar todos os detalhes da cidade para o turista. Se vc vem pela orla, explicam cada espacinho e dão dicas de onde comer melhor.. se vc vai para o lado do centro, contam toda a história da cidade.. e sempre com piadinhas entremeando as conversas. Agora, quem se deslocar muito de taxi vai sentir no bolso.. não ficar barato pois o centro fica longe, e as melhores praias também. Desta forma, fica melhor agendar com uma operadora. Tem outro post em que indico algumas.. 

 Geralmente, os turistas escolhem a orla do Atalaia para reservar o seu hotel. E não se arrependerão! Eu fiquei no Real Praia Hotel - http://realpraiahotel.com.br/. As diárias são razoáveis, o quarto é amplo e bem limpo. O banheiro poderia ser maior, mas, pra quem só fica no hotel pra dormir, tá excelente! Ele fica de frente para o Oceanário/Projeto Tamar. Já é uma boa pedida. Você pode visitar o projeto até as 22 horas (até por que as tartarugas são animais de hábitos noturnos), mas, dê preferência a uma visita diurna, pois muitas atrações são programadas durante o dia (alimentação dos animais, mostra dos filhotes, etc..). A entrada custa R$ 16,00. Caro, eu achei, mas é por uma bela causa. Vale mega a pena, mesmo que seja um programa mais indicado para as crianças, como disse a vendedora de ingressos: - As minhas meninas agradecem!. E já falou tudo!! rs. http://www.tamar.org.br/centros_visitantes.php?cod=10.
No entorno do Oceanário estão as lindas lagoas da orla. Passeie de noite, de dia.. é uma delícia!!! O mar na orla fica longe da pista, e é até um pouco amarronzado, pois as ondas não tem recifes para bater e espalhar a espuma.. espalham na areia, que sobe e dá este aspecto de sujo. Mas, podem mergulhar sem medo. As melhores praias (saco por exemplo) ficam a pelo menos 30 minutos da cidade. Não é tanto, mas a agua também não é aquele verde caribe. Pena por que não dá pra ver os peixinhos.. 
Continue pela Orla. Se você optar por seguir pelo lado direito (referência de frente para o oceanário), você vai ver vários restaurantes (comida chinesa, japonesa, italiana, típica, churrascaria.. escolhas pra qualquer paladar). Logo depois, as estátuas, os monumentos, o parque das crianças.. e finalmente, a passarela do caranguejo! O que é isso? Simplesmente, um pedaço da orla com os restaurantes típicos mais conhecidos. Sinceridade? Armadilha para turista. Logo indicam o Cariri. O ambiente é muito lindo, típico, com muita chita, muita cabaça.. e tem um salão de forró nos fundos.. mas o atendimento deixa a desejar e é muito caro. Ao lado tem outras opções. Numa noite fui no AMANDA http://www.amandabarerestaurante.com.br/. Correto e bem servido. Mas, bem perto do hotel achamos um outro restaurante, que tinha um cardápio pela metade do preço e com a comida dos céus!!! A pessoa aqui não anotou o nome do restaurante, mas pertinho do Dragão (japonês) da orla. É o único que é todo ajardinado na frente. Vou procurar e depois reposto aqui. A foto abaixo é de lá.. nham nham!!
Camarão flambado na Vodka e servido no coco verde, com arroz a grega e purê de batata. Morri!

* O próprio Dragão é uma boa opção para os amantes de comida Japonese/Chinesa (peixes bem frescos) https://www.facebook.com/pages/Restaurante-O-Dragao/180155025381320 
* Outra excelente opção é a Gralha Azul Churrascaria -  www.Gralhaazul.net. Boa picanha, bom buffet, com opção de japonês e buffet de massas (tipo spoletto).

Se você optar pelo lado esquerdo da orla para o Oceanário, você vai encontrar menos restaurantes, alguns quiosques (tem o de beiju - tapioca que é muito bom). Na orla, há um centro de artesões. A instalação é grande, mas a exposição é minima. Já do outro lado da calçada, há o centro de cultura, que tem vários boxes, é animado com música ao vivo e tem um restaurante para encerrar o dia de caminhada. Os boxes mais interessantes são os de artesanato típico (esculturas, placas, santos, carrancas), os das famosas camisas baratinhas para dar para os sobrinhos, agora com frases muito engraçadas (R$ 10,00!!!) e pelo menos três que produzem a mesma coisa: Azulejos personalizados: Ou vc coloca a sua foto, ou escolhe na internet algo que lhe interessa ou compra um já pronto. Achei diferente e interessante. Não são caros, e pode ser uma lembrança diferente praquela pessoa que já tem tudo né?
Continuando o roteiro turístico, vamos em direção ao centro. Fica longe.. só de ônibus ou taxi. De Taxi, custa algo perto de 30, 35 reais. O taxista vai dando uma de guia, mas a grande escolha é ficar perto dos três mercados: Mercado de Artesanato, Mercado do produtor e Mercado de Carnes/peixes. Vale a visita? Na minha opinião, sempre vale, até por que eu adoro um tempero, gosto de ver o que o pessoal do local consome.. Agora, apesar de ter mais lojas, se você só vai lá por conta do artesanato (ah, é mais barato e tal), esquece! Compre na orla mesmo por que, se houver (isso mesmo, se houver) diferença, é de no máximo 5 reais. Não vale o taxi. 
Nos arredores, você encontra o palácio do governo, a catedral, a praça dos festejos, o embarcadero dos To To Tos (barquinhos que fazem a travessia para o outro lado do canal e são considerados patrimônio cultural da cidade) e a antiga ponte aonde desembarcou Don Pedro II quando de sua visita a cidade.. muita cultura em um pedaço razoavelmente pequeno de terra. Quem gosta de cultura regional, vale a pena. 
Mercado de Artesanato do Centro da Cidade

Mercado de Produtores
 A cidade é linda, o povo é simpático e há muito que sentir em Aracaju. Agora siga os outros posts sobre os passeios que podem ser feitos a partir da cidade.