Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

segunda-feira, 2 de abril de 2012

CHINA - XI´AN

Xi ´an foi capital do país por mais de 4 mil anos. Entrou em declínio, mas ganhou um novo fôlego com a descoberta do exercito de Terracota. Uma das poucas muralhas que protegiam as cidades na China que se manteve intacta, o Muro de XI´AN forma um retângulo em volta da cidade antiga. E, em cima deste muro, em lugares em que a largura permite, a população se diverte em feiras, circos ou qualquer tipo de manifestação cultral. A cidade é alegre, muito iluminada e colorida. Há muitas coisas que ver além dos guerreiros, mas eles são a vedete, então, começamos por eles. Descobertos ao acaso em 74, foram abertas 2 trincheiras que estão abertas a visitação do público. Mais estão sendo pesquisadas, mas, temem que se abertas, podem vir a desmoronar e destruir o novo achado. As trincheiras são devidamente protegidas por galpões pouco iluminados e com ar controlado. Na primeira trincheira apresentam-se mais de 6mil guerreiros, dispostos em formação de batalha. 
Impressionante a riqueza de detalhes.. os cavalos, a infantaria, os generais.. cada um tem uma expressão diferente. Na 2a trincheira, a cavalaria e soldados. Menor que a 1a, mas, os detalhes dos cavalos também impressionam! Impossível sair de lá sem ficar imaginando o porque de tamanha obra, e o triste desfecho da mesma, já que, para evitar que descobrissem sua localização, o Imperador mandou enterra-los vivos. Não é a toa que o Dito Imperador Qin Shi Huangdi não é muito bem quisto pela população até hoje.. 
Dentro do complexo do Museu dos Guerreiros de Terracota, podemos apreciar estátuas isoladas, com riqueza de detalhes. O arqueiro, em posição de alerta, o Ofical de alta patente.. além de duas carruagens de bronze, em tamanho duas vezes menor do que o real, que eram considerado o transporte do Imperador e da Imperatriz na vida celestial. 
Bem ao centro da cidade de XI´AN encontra-se a enorme torre do sino. Ao seu lado balcões permitem uma linda vista da cidade. A oeste, no bairro muçulmano, vislumbramos a torre do Tambor. Nada a ver, a não se sua estrutura em madeira. Mas, o bairro muçulmano vale uma parada. Na entrada, muito comércio, e uma mistura de linguas (chinesa e árabe), apesar de ser engraçado ver os chineses com roupas típicas, e rezando nas 5 horas do dia. (digo engraçado, pois não estamos acostumado a ver chineses rezando segundo os preceitos do alcorão..). A grande Mesquita fica no coração do Bairro muçulmano e representa uma construção inusitada, ao estilo chinês. O Jardim em sua volta é bucólico e cheio de inscrições em árabe das escrituras. Muito bonito de ser visitado! 
Visitar a cidade sem ir a um Templo não é possível, então, a dica é visitar os dois gansos: O pagode do Ganso Pequeno e o Pagode do Ganso Grande. Ambos foram construídos baseados em viagens de monges pela India. O pequeno guarda os sutras, textos sagrados budistas. Originalmente em madeira, em 709 foi refeita em alvenaria para proteger os textos do fogo; o Pagode do Ganso Grande também guardava alguns sutras, mas, era aonde os monges traduziam as escrituras de sânscrito para o chinês. No Hall principal encontramos 3 budas ladeados por 18 ditas reencarnações de buda. Muitos devotos enchem o ambiente de cor e fumaça, queimando seus incensos e pendurando fitinhas pedindo boa sorte e boa fortuna a Buda. 
A cidade ainda apresenta um museu e outros pagodes a serem visitados.. mas as praças com muitas estátuas e fontes enormes também tem o seu encanto. Não há como se perder: uma avenida vai de norte a sul, e a outra de Oeste a Leste. E,  com a muralha, fica difícil se perder não é? rs.
Estadia: http://www.gnhotel.com - Hotel bem localizado, pertinho a Muralha.