Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Abu Dhabi - Emirados Árabes Unidos

Abu Dhabi
Capital dos EAU e também um dos Emirados Unidos (você pensou que a capital era Dubai.. errou!! rs), a cidade é moderna e, de uns 06 anos pra cá, está tentando recuperar seu posto de primeira cidade dos Emirados (por ser capital), que naturalmente foi assumido por Dubai. 
A cidade está em franca expansão, com seus arranha céus vertiginosos e arquitetura assustadora.. alguns, vc jura que estão torcidos ou podem cair a qualquer momento. Tudo aqui é opulento, é grandioso.. A cidade é mais cara que Dubai, mas também, mais pacata, principalmente no que diz respeito a vida noturna.
Dubai pode ser visitada em um dia ou dois (se você for quiser passar um dia no Mundo Ferrari). Mas que isso, acho besteira.. melhor ficar em Dubai. Até por que, se for de seu interesse conhecer outros Emirados, de Dubai fica fácil encontrar transfers ou ônibus de Linha com mais frequência de horários e saídas.
O que fazer em Abu Dhabi?
Primeiro, conhecer a famosa mesquita de Sheique Al Zayed (uma das maiores do mundo.. já imaginava.. Toda feita em mármore e com detalhes em ouro e pedras preciosas, é o grande símbolo da cidade e o grande bastião dos costumes.. Não cogite ir visita-la com braços descobertos, de short ou bermuda.. só as mãos podem ficar descobertas.. até os pés tem que estar cobertos (nada de sandálias). E as mulheres, como em qualquer mesquita, coberta com um véu ou lenço. 

A Mesquita pode ser visitada por homens e mulheres, desde que devidamente vestidos de acordo com o código de vestimentas (se for o caso, há a possibilidade de se reservar uma burca, mas, não deixe para pedir no local na hora, que eles certamente não terão disponível) e depois de se passar pela barreira de segurança da entrada (igual a de aeroportos). Depois de um jardim lindo, com muitos espelhos dáguas e fontes, dá pra ficar extasiado com a grandiosidade do local. O branco ofusca a vista e os detalhes que podemos ver no chão, nas colunas e nas paredes são interessantíssimos e delicadíssimos.. um lindo trabalho de arquitetura. Dentro, a mesquita também não deixa a desejar: Lustres, tapetes, afrescos.. tudo muito bem decorado e opulento.. Você não sabe pra onde olhar por conta de tanto detalhe interessante. tem até um relógio que marca o horário da oração em diferentes mesquitas (as mais importantes, claro).
Depois da Mesquita, você pode pensar: agora fica difícil algo me surpreender por sua grandiosidade.. Aqui nos Emirados, você não pode estar mais errado.. um prédio atrás do outro tira o seu fôlego. Agora, que tal visitarmos o Emirates Palace Hotel? Visitarmos do lado de fora, por que, do lado de dentro, só hóspedes que se propõem a pagar a partir de R$ 1.100,00 a diária. O hotel fica de frente para o calçadão beira mar (corniche) e também abriga um campo de golfe, quadras de tênis e lojas de marcas famosas como Dior e Versace. 

O souk de Dubai é muito maior, mas, para compras rápidas, e também para se conhecer a vida dos antigos habitantes do deserto, vale a pena uma visita a Heritage Village. Foi reproduzido no local alguns tipos de moradias (para criadores de camelos, de carneiros), torres de vento (que serviam para refrescar a casa) e tendas para os bérberes, tribo errante do deserto. Há um pequeno museu (até bem arrumado e com objetos interessantes que representam bem o dia a dia do povo do deserto) e alguns animais importantes para a sobrevivência do povo. Inclusive, há a possibilidade de um passeio de camelo pelo local. 

 O local tem lojas de artesãos (couro, pedras, cerâmica, tecidos) que trabalham quase que como seus antecessores (mas o preço é atual!! rs) e lojas de souvernirs. Aproveite e aprecie a vista do skyline de Abu Dhabi na parte lateral do Village, perto da praia.. lindo!!!

Agora só nos resta visitar a Yas Island.. Uma ilha construida para se tornar um grande centro de lazer, com hoteis, a Marina, o Yate Club, o Yas Waterworld, parque de diversões aquáticas, aonde por preços bem salgados, o visitante pode nadar com golfinhos, mergulhar com tubarões e interagir com leões marinhos. Também na Yas Island fica o circuito de Fórmula 1 e a famosa Ferrari World. A cidade da Ferrari agrada todas as idades, mas não todos os bolsos.. mesmo para só entrar e visitar o complexo, o visitante desembolsa no mínimo, 200 Dhs (algo como R$ 230,00). Pra quem gosta da Fórmula 1, da Ferrari ou de Parques de Diversões com emoção, vale a pena.. 
Abu Dhabi é bonita, limpa, feita para ser visitada com calma e tranquilidade. Os pontos de ônibus são climatizados, as rodovias são maravilhosas, e andar na cidade é fácil e seguro. Só ressalto que, em lugares públicos deve-se ter especial atenção a vestimenta. Fora isso, são cordiais e atenciosos. 

Como chegar: A Eithad airways voa desde o Rio de Janeiro (com escala em São Paulo, pois sua base está nesta cidade) para Abu Dhabi. Já a Emirates Airlines voa direto do Rio para Dubai, aonde é possível pegar um ônibus de linha ou um transfer/excursão nas diversas agências de Turismo. De ônibus tipo transfer, a viagem dura aproximadamente 2:00 horas.

Aonde ficar: Emirates Palace Hotel - http://www.emiratespalaceabudhabi.com/
Aloft - http://www.aloftabudhabi.com/