Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Phuket - Thailand - Tailandia

Phuket. Um destino um tanto quanto desgastado.. Muito europeu atras de turismo sexual, mas, ainda assim, um destino que vale a pena incluir no seu roteiro. Fica pertinho de Bangkoc (1:30 horas), tem praias desertas, praias muvucadas, áreas para o pessoal badalar, lugares de contemplação e várias ilhas menores que podem ser visitadas em um ou dois dias de lancha.
A ilha foi devastada pelo tsunami de 2004, mas as partes turísticas foram ou estão sendo totalmente reconstruídas. O mesmo acontece, a passos de tartaruga manca, se você anda pelo interior da ilha.. Muitas famílias ainda vivem em casas improvisadas, mas como a maioria dos Asiáticos, sempre confiantes e simpáticos. Quando mais eu viajo pela Ásia mais eu me encanto pela maneira como eles encaram as adversidades e atendem os estrangeiros. Impressiona e apaixona. 
Voltando a Ilha. Quem quiser ficar no burburinho pode partir direto para a área de Patong. De dia, comércio e agentes de turismo vendendo passeios de barco, city tours e pacotes de mergulho ( a água é de um verde esmeralda impressionante e bem transparente. Fora que é morna tipo o mar do Nordeste). De noite, ela ferve! Estadio de Box Tailandês, boites, restaurantes.. Em épocas festivas, as ruas ficam cheias de pessoas vestidas com roupas coloridas. Legal de se ver. O que fazer em Phuket além de lagartear nas praias?? Em termos de ilhas, as mais conhecidas e por isso as mais concorridas, são as ilhas de Phi Phi no Mar de Andaman. As areias branquinhas contrastam com as paredes de pedra aonde as andorinhas do mar fazem seus ninhos (momento cultural: Esses ninhos são retirados após o voo dos filhotes, e vendido para uso culinário. O kilo passa de 1000 dolares!!!!!). Dois lugares são bem conhecidos nesta área: Maya Beach, aonde foi filmado a Praia, com Leonardo de Capri (fica muito cheio pela manhã); e a Monkey Beach, que como o nome sugere, serve de lar para vários macacos. Eles ficam pela areia ou pelas árvores, esperando que algum turista leve uma frutinha.. são bem simpáticos, mas, selvagens. Uma mordida deles além de dolorida pode transmitir raiva. Então, veja, tire fotos e tá de bom tamanho. 
Outra opção muito procurada é o passeio em Speedboat pelas pequenas ilhas de formação calcária ao longo da baía que agora são chamadas de Ilhas James Bond (por que o filme foi filmado aqui.. dammm).  Em termos de city tour.. vale a pena conhecer as cidade velha (com alguns prédios em estilo francês, da época da colonização), o Big Budha, que fica no topo de uma colina. O templo que fica embaixo da estátua está em fase de conclusão, mas vale a visita. Muitas imagens, muitos detalhes, benção de monges e uma vista deslumbrante.. 
Dali, direto par Wat Chalong - Um templo com vários Budas deitados ou reclinados, que é visitado pela população. Os detalhes são lindos e você pode deixar uma oferenda para os budas. A entrada é praticamente grátis.. quem quiser deixa uma doação. Na parte superior você tem uma vista maravilhosa da área dos templos emoldurados pela floresta, e também pode contemplar uma relíquia de buda, muito bem guardada e isolada em uma bolha de vidro. O local é lindo.. vale muito a pena a visita.. Outro templo muito famoso e misterioso é o What Pra Thong. No templo há uma estátua de ouro de Buda que está enterrada até os ombros. Quem tentou desenterrar o resto da estátua ou morreu ou teve acidentes muito sérios.. dizem que o resto da Estátua, que está enterrada, segue em direção a China.. Who knows??
Muitos mirantes, muita praia, muita natureza.. Você também pode alugar uma scooter e ir ao seu bel prazer. A ilha é relativamente bem sinalizada.. mas lembre-se: Eles dirigem na mão inglesa.. e não são muito bons na direção.. cuidado e caldo de galinha aqui não são demais..
Sim, aqui também há fazendas de elefantes e parques de tigres. Eu pessoalmente gosto de observar antes de ir nesses lugares.. Na visita dos Elefantes vi que eles não estavam presos, paravam quando queriam para beber agua ou comer algum matinho no meio do caminho e os tratadores não tinham ferro ferro na ponta do seu barrete. O que já é um bom sinal. Compreendo quem não gosta de que esses animais sejam explorados, mas também compreendo que muitos só podem viver disso, até por que por lei, os animais não podem mais ser utilizados para carregar peso no meio da mata, como faziam antigamente. Então, que façam passeios da forma que não os estressem muito e que sejam bem cuidados. Em Bangcok mesmo soube de um lugar bem ruim para visitas, mas em Chian Mai tinha o santuário em que eles eram bem tratados, mas, os turistas podiam interagir. Acho que temos que achar um meio termo. Enfim..Quanto aos tigres.. Tem um parque com tigres de vários tamanhos. Estão bem tratados, lindos, limpos.. até cheirosos, devo dizer.. tudo muito bem organizado e tal.. mas, estão em jaulas (menores, maiores de acordo com os animais) mesmo que com todo um habitat adequado, são jaulas, e estão muito calminhos.. Na mesma linha, existe o Fantasea, um show com danças típicas e claro, show com elefantes. Esse eu não fui e não recomendaria.. Acho que é exploração.. Falando sobre pássaros, há o Bird Show.
Continuando o city tour, fui no chamado jardim botânico deles. Já vi chácara de plantas maiores.. mas vale pela variedade de orquídeas e vitórias régias. Um passeio simpático.
Phuket é isso.. uma ilha cheia de possibilidades. Esqueça o preconceito: Se você não é de baladas, fique nas áreas de Kamala beach ou Nai Tong. Só tem praia boa aqui.. mas algumas mais cheias e outra mais vazias.. Eu tive a sorte de escolher um resort em Kamala beach, então, a parte da praia em frente ao hotel era só nossa.. vazia demais! Os turistas preferiam ficar na piscina.. Vai entender! Andando pela praia em direção oposta, você podia ver a praia se enchendo de turistas alemães e italianos.. mas nada absurdo.. muito tranquilo de andar e nadar.

Vamos falar sobre comidas? Claro, aqui o forte são os frutos do mar.. camarões, peixes, lulas.. E como em todos os lugares na Àsia, é muito barato!! Mesmo no hotel, um prato com camarões e lulas, me custo menos de 30 reais. Já na praia, ah, na praia.. Você encontra algumas barraquinhas que vendem panquecas tailandesas (maravilhosas.. parecem folhas de crepes muito finas..), frutas, drinks e comida de todo tipo. Eu comprei um arroz frito de camarões e lulas.. dava pra dois comerem bem!!! Maravilhosooooo!!! Custou módicos 5 reais!!! Quem não for preconceituoso e não tiver medo de pimenta (gente.. é só pedir non spice ou Mild.. eles entendem bem) come bem por demais!!!
Como chegar: Há voos diretos de Bangcok para Phuket, de Dubai para Phuket.. É um destino bem procurado por chineses e europeus.
Aonde ficar: Eu super indico o Novotel Kamala Beach. Simpáticos, cordiais, corretos.. um super café da manhã.. tem spa, tem massagem, transfers 3 vezes por dia para Patong.. a praia maravilhosa em frente..uma piscina de borda infinta na beirinha da areia.. comida nota dez. Vale a pena. http://www.novotel.com/pt/hotel-7235-novotel-phuket-kamala-beach/index.shtml
Quer uma dica mais baratinha? http://www.icheckinn.com/
Aproveite bem a ilha.. As vezes venta horrores e impossibilita os passeios náuticos. Então minha sugestão: Faça logo os passeios e deixe o city tour ou outros passeios na ilha para os outros dias. Melhor antecipar do que não fazer. Phukket é linda.. basta saber aproveitar. Cada um do seu jeito.