Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Roteiro Religioso no Vale do Paraíba (Lorena/Guaratinguetá)

Nem só de pão vive o Homem... desta vez resolvi fazer um roteirinho em que eu, a caminho da Basílica de Nossa Senhora de Aparecida (todo mundo tem uma ou outra promessa pra pagar né? Agradecer sempre é bom..). Então, pensei, pesquisei e fechei! Fiz minha base em Lorena por que ficava perto da Guaratinguetá e de Aparecida, e ficava de fácil acesso, pois o centro era bem perto da Dutra. 
LORENA
Cidadezinha de médio porte, mas, mostra em suas construções como era rica na época do ciclo do café, e também fazia parte da Rota Real, vinda de Minas. Andando pela cidade, você repara nas casas bem cuidadas, enormes, com grandes portões, belos jardins.. hoteis que outrora eram casas de barões ou de grandes comerciantes da época.. 
Voltando ao roteiro.. na cidade, começamos a visita pela Basílica Menor de São Benedito. Foi construida em 1795 e sua fachada e até modesta pela história que leva.. Seu interior porém é incrível! Muito bem detalhado e com um altar magnífico.. Como Não havia imagem de São Benedito, por conta claro do preconceito com os negros, reza a lenda que pegaram uma estátua de Santo Antônio e a pintaram de preto. Ainda no altar, mais 12 imagens. A Basílica é considerada a única fora do Vaticano a ser dedicada a São Benedito, e também por esse motivo, quem a frequenta recebe indulgências como se estivesse na chamada Basílica Maior. Uma curiosidade que não tem nada a ver com a Igreja e sim com os frequentadores: Rolava a Missa e no meio do corredor dos bancos, dois cachorrinhos dormiam tranquilamente. Na hora que as pessoas levantaram, eles se assustaram e vieram mais pra fora.. tinha um tapetinho tão convidativo e estava tão frio.. ficaram lá até o fim da missa. Já não é inusitado o suficiente? Ainda tem o melhor detalhe: As pessoas passavam por eles, ora desviando, ora passando por cima.. a procissão da hóstia passou por cima deles.. ninguém os enxotou nem os chutou. Apenas mais uma criatura de Deus no meio dos crentes. Achei o máximo!!
Ainda em Lorena, a Igreja principal é a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade. Também, muito rica em detalhes no seu interior.. seus vitrais são incríveis!!! Fica na praça principal e como o centro da cidade é um ovo, fica fácil de ver sua torre de longe. 

                                   

Acima, pia Batismal (olha o trabalho dos vitrais.. muito lindo!!). De um lado, o Altar, com a Pietá (N.Sra da Piedade). Do outro lado, outro detalhe do altar. Uma linda imagem pintada, logo acima do altar. Um plus, ao meu ver. 






Saindo de Lorena, pegamos a estrada e, em 10 kms ou menos, estamos em Guaratinguetá. A Cidade é famosa por ter sido berço da devoção por N.Sra Aparecida, e agora, pode comemorar outro santo: Frei Galvão. Famoso por ajudar nos partos difíceis, de ser o padroeiro dos construtores/Pedreiros e famosos por suas pílulas de cura. Com pessoas doentes em casa, mais um motivo para parar e visitar o Santuário. O Santuário de Frei Galvão vive cheio e por fora é até bem simples. Mas, como dizem, a vida do santo também foi bem simples. 

Fachada do Santuário de Frei Galvão




















Imagem de Frei Galvão com as fitinhas .. simpático!


E do Santuário, para o Museu/Casa de Frei Galvão - Fica bem no centro da cidade.. uma visita importante para quem quer conhecer a sua história ou é devoto. Logo pertinho está a Catedral de Santo Antônio, que também faz parte do roteiro dos Romeiros. 



Um detalhe para encerrar o tour de romaria por Frei Galvão: Em todos esses locais você pode pedir as famosas pílulas de saúde. São papeis enroladinhos que o doente engole pedindo a cura. No meu caso, só consegui na Catedral de Santo Antonio, e racionado. Tente em todos os lugares!!!

Ainda em Guaratinguetá, quase já saindo da cidade, ainda temos o Santário de Nossa Senhora de Lourdes. Quem é religioso ou tem o mínimo de conhecimento sabe que ela apareceu para uma menina na cidade de Lourdes, na França, numa gruta. Então, desde então, ela é representada assim.. numa gruta, e geralmente com uma água corrente considerada curativa. 
Não se preocupem.. na porta vendem alguns potes ou até garrafões para recolhermos um pouquinho da água.. veja só o potinho da foto.. um pouquinho pra cada um já basta, não???