Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

sábado, 30 de março de 2024

PONTA NEGRA - NATAL - RIO GRANDE DO NORTE

 PONTA NEGRA – NATAL – RN

 

Natal é uma das cidades que eu mais gosto do nordeste. Água morninha, pessoas simpáticas (Ué, mas o nordeste todo é assim, vc pode estar se perguntando). Sim, mas no caso específico de Ponta Negra, tem um plus.. Um quê a mais que a destaca de todas.. Ou por que ponta negra tem hotéis pé na areia com uma super estrutura, ou por que os preços são baratos, ou por que vc vai nos melhores restaurantes da CIDADE (isso mesmo.. da cidade de natal. Estão todos em Ponta Negra) a pé, ou tem forró (e o sertanejo tb é must) tocando em qualquer barzinho.. Não sei.. essa praia me conquistou. De 5 vezes que fui a Natal, 4 fiquei no mesmo hotel em Ponta Negra. Até o barraqueiro já nos conhece. 




Ponta Negra fica na parte sul de natal quase fronteira com Parnamirim. De um lado tem o parque das Dunas, e do outro é só praia. Quase não tem outras construções a não ser Hoteis e algumas poucas casas de privilegiados em morar em um lugar tão mágico.  



Pra quem gosta de caminhar, acabaram de reformar o calçadão. Dá pra andar bastante até o Morro do Careca. Antigamente se fazia skibunda lá, mas estavam acabando com o local, e agora ele está interditado e virou patrimônio da cidade. Nessas andanças, vc consegue ver de tudo.. vendedores de chapéu, óculos, roupas de praia, lojinhas de lembrancinhas (lembrando de pedir desconto e lembrando que tudo já é barato. Um exemplo: Um maiô lá custa metade do preço de um igual (mesmo) no Rio de janeiro (preços de 2024). Tem a Castanholândia (especializada em Castanhas). O preço é o mesmo em todos os lugares, então, compre lá por que tem mais variedade de sabores e eles são muito simpáticos e engraçados. Experimente a Quenga de coco e a coxa de moça. Delícias regionais.



Sobre os restaurantes. Ponta negra fica na parte baixa de uma ladeirinha. Então, vc sobe 3 ou 4 quarteirões e está na Avenida. Ali vc tem o Camarões, Pinga Fogo, Tapiocaria, Sal e brasa... Inclusive o Sal e Brasa (churrascaria) vai te pegar no hotel. É só pedir! No caminho, vc encontra o Páprika, que é italiano, bom preço e bem servido. E tem também umas feirinhas de food truck. Muito forró ao vivo e todo tipo de comida que vc esperar da região vc tem ali. Inclusive comida italiana que virou modinha lá.


De Ponta Negra vc pode fazer vários passeios: City Tour, andar de buggy, quadriciclo (recomendo muito), paramotor (andei e adorei) e ir para outras praias como Cotovelo e  pipa, do lado sul. Se quiser, tem opções para mergulho, como no rio de Fogo. Piscininhas naturais que vc tem a possibilidade de ver vários peixinhos ao seu redor. Ainda em direção Norte, vc pode visitar São Miguel do Gostoso (pouca infraestrutura), Maxaranguape e Genipabu.

Estando em Ponta Negra, não deixem de provar o Hula Hula – drink típico feito dentro de um abacaxi com uma mistura assustadora. Mas é uma delícia. Ou o Coco Loco que muitos conhecem de outros lugares do nordeste.

 Aqui eu deixo um link para quem quiser aproveitar e conhecer a cidade. Tem passeio pelo Forte dos Reis magos, feirinhas de artesanato, barreira do inferno e o cajueiro de pirangi (vou fazer outro post só dele).

 

https://www.viator.com/pt-BR/tours/Natal/City-tour-in-Natal/d820-37472P6?pid=P00158249&mcid=42383&medium=link&medium_version=selector

 

 

PRAIA DO MADEIRO PRAIA DO AMOR PIPA - RIO GRANDE DO NORTE

 PRAIA DO MADERO / PRAIA DO AMOR / PIPA – RN

Estavamos num Hotel em Ponta Negra e resolvemos conhecer Pipa, por que apesar de ter ido 5x em Natal, não tinha conhecido Pipa. A excursão é lotada, e faz duas paradas antes de pipa.

A primeira é na Praia do Madeiro. A praia é linda e tem várias barracas. Vc fica lá por duas horas, aproveita o mar (pouca coisa mais frio – ou melhor dizendo menos morno) que o de Ponta Negra e pode beliscar alguma coisinha até dar a hora. Só ressalto que os preços nas barraquinhas são bem altos. Uma cerveja custava 20,00 em 2024. Se não fosse por isso, poderíamos ficar nessa praia o dia inteiro. Muito gostosa. Agora vem o porém... vc tem que descer 150 degraus (e subir na volta, claro) para chegar na praia. Então, ela não é acessível para cadeirantes, deficientes e idosos. 

De lá partimos para a Praia do Amor. A praia também tem a pegadinha dos degraus. Porém são mais arrumadinhos, menos íngremes e são menos! São 110 degraus apenas (jura?). Na parte de cima tem um restaurante imenso day use aonde vc pode almoçar. O preço é razoável e a comida bem farta. Tem redário para descansar depois, tem piscina e se vc quiser, pode descer pra praia. Porém, ali também vc paga para ficar nas barracas. O bom é que o valor da barraca vc pode descontar do consumo. Ficamos ali por umas 2 horas também para desgastar o almoço. A praia é boa e a água quentinha que dá gosto. 


Seguimos nosso passeio e finalmente chegamos a Pipa. Porém, não fomos a praia de pipa. Ficamos apenas na vila. A vila é cheia de vida pela quantidade de turistas, tem lojas de marcas famosas, tem lojas de locais, tem artesanato, tem muitos restaurantes.. Quem é consumista pode se jogar! Tem dois lugares ótimos para fotos: A Rua do Céu (uma ladeirinha com os paralelepípedos todos pintadinhos e coloridos; e a galeria grega, mais adiante, com as fachadas estilo Mikonnos.. muito lindinho de ver. De resto, tome um bom sorvete e aproveite o vai e vem dos turistas. 


A distância de Ponta Negra para Pipa e de 1 hora e meia. Tem gente que sai de João Pessoa para fazer esse passeio. Mas nesse caso, eles ficam direto na praia e depois vão para a vila. Não passam nas praias aonde passamos.

 Quem se interessar no passeio, eu deixo um link abaixo para vocês avaliarem o passeio:

 https://www.viator.com/pt-BR/tours/Natal/Pipa-Beach-from-Natal/d820-2484NAT_PIPA?pid=P00158249&mcid=42383&medium=link&medium_version=selector

 

 CAJUEIRO DE PIRANGI – RN

Olhe.. 5x em Natal e em nenhuma vez fui no tal cajueiro. Desta vez, pegamos um Uber e fomos. A entrada custa 8,00 e vc fica deslumbrado como que vê! Um só pé de caju tomou conta de um quarteirão inteiro e está invadindo as ruas ao redor. O crescimento da árvore é explicado pela conjunção de duas anomalias genéticas. Primeiro, em vez de crescer para cima, os galhos da árvore crescem para os lados; com o tempo, por causa do próprio peso, os galhos tendem a se curvar para baixo, até alcançar o solo. Observa-se, então, a segunda anomalia: ao tocar o solo, os galhos começam a criar  raízes e daí passam a crescer novamente, como se fossem troncos de uma outra árvore. A repetição desse processo causa a impressão de que existem vários cajueiros, mas na realidade trata-se de dois cajueiros. O maior, que sofre da mencionada anomalia, cobre aproximadamente 95% da área do parque; existe também um outro cajueiro, plantado alguns poucos anos antes, que não sofre da anomalia. 


O tronco principal divide-se em cinco galhos; quatro desses galhos sofreram a alteração genética, e criaram raízes e troncos que deram origem ao gigantismo da árvore. Apenas um dos galhos teve comportamento normal, e parou de crescer após alcançar o solo; os habitantes do local apelidaram esse galho de "Salário Mínimo". As raízes do cajueiro podem chegar a 10m de profundidade.

Em 1955  a histórica revista O Cruzeiro o cajueiro de "O Polvo" e definiu o fenômeno como uma "sinfonia inacabada" de "galhos lançados em progressão geométrica". À época, a planta tinha 2.000 m² de área. Em 1994 o cajueiro entrou para o Guiness Book of Records. (wikipidea)  


Existe um mirante no próprio cajueiro que é muito frequentado por turistas. Dele, se tem uma visão panorâmica do cajueiro e da praia de Pirangi do Norte.

Eu era pequena e via na televisão a Regina Casé entrevistando o Tom do Cajueiro, falando como um tagarela sobre o cajueiro, como crescia, o que produzia e etc.. Desde esse programa o cajueiro ficou muito famoso e vem atraindo muitos visitantes. Vale muito a pena. Impressiona como é grande e como esses galhos se entrelaçam uns nos outros. Do lado de fora, uma outra feirinha de artesanato, mas, cuidado que os preços são mais caros do que os praticados na cidade.



Você pode visitar o cajueiro como nós fizemos de Uber (20,00 ida e volta valores de 2024) mais a taxa de 8,00 de entrada. Ou, ir em um passeio em direção as praias do litoral sul (link abaixo) que já inclui uma parada lá (sem a taxa de entrada).

https://www.viator.com/pt-BR/tours/Natal/South-Coast-with-Lagoon/d820-124196P2?pid=P00158249&mcid=42383&medium=link&medium_version=selector

 Jardin de Majorelle - Marrakesh

Visitando Marrakesh, existe um lugar que pouca gente conhece, tampouco está inserido no roteiro das excursões: O Jardin Majorelle.


Majorelle, um pintor francês, se encantou com Marrakesh e decidiu morar em um pequeno oásis dentro da cidade. Ele construiu uma casa em estilo Art Deco e a pintou com o que seria chamado de Azul Majorelle. E em sua volta, ele criou um jardim, uma peça viva montada a partir de suas viagens, com plantas raras e exóticas, em especial , os cactos.

Ele resolveu abrir o jardim para visita pública em 1947, mas, depois da sua morte em 1962 a residência ficou abandonada.

Em 1980, Yves Saint Laurent e seu companheiro Pierre Bergé compraram o local e o restaurando, incluindo novas espécies e novos espaços dentro da propriedade. Bergé criou um museu de arte Berbere (povos do deserto) dentro do antigo estúdio de arte de Majorelle.

Após a morte do estilista, Bergé doou o jardim para a Instituição Yves Saint Laurent – Pierre Berge, que depois se tornou a Fundação Jardin Majorelle.

O jardim é belíssimo, e as cores da casa se fundem belamente com a variedade de espécies que parecem ter sido colocadas uma a uma, com parcimônia, cada uma em lugar especial, pensando para si. Um lago que reflete as lindas tamareiras denota como o lugar é calmo, mesmo estando no meio da cidade. Lindos e raros cactos, plantas tropicais, plantas de deserto.. um pouco de tudo e de tudo um pouco. O Azul Majorelle explode a cada visão.. acompanhado de um mostarda vibrante. As cores gritam e se fundem ao verde do jardim.


Realmente, fiquei impressionada com o jardim. Vi vários em diversas viagens mas este com certeza conquista o coração de qualquer um que tenha o prazer de visita-lo. O Ingresso só é vendido on line e com hora marcada. A entrada custa 30 Reais (valores de fev 2023) e além do jardim, pode-se visitar o atelier do artista além do museu berbere. Dentro da propriedade também tem um café bem bacaninha.

www.jardinmajorelle.com