Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Nova Delhi - India (em construção)

Há tanto preconceito sobre viajar para a India.. Sujo, bagunçado, pobreza.. Falando francamente: Quem mora na cidade grande, e já passou perto de qualquer comunidade, não vai se assustar tanto assim com as cidades da India. Claro que é tudo muito mais exagerado.. muitos fios pendurados pela rua, pessoas tomando banho no meio fio, carros, motos e caminhões na contramão; buzinas.. Tudo depende da maneira como você encara tudo isso. Eu via as coisas com uma simpatia, uma curiosidade que era uma mistura de curiosidade infantil com uma curiosidade de conhecer a história. Não posso negar que amei minha passagem por lá, salvo alguns pequenos detalhes.. mas nada estragou a viagem.

A entrada na India, geralmente, se dá por Delhi. Você já ouviu falar em fila indiana? Pois ela existe! Basta alguém no aeroporto anunciar um vôo para alguma cidade da India, que uma galera começa a se expremer numa fila. É hilário!! Eles se apertam e se empurram organizadamente.. Eu me lembrei dos meus tempos de primário que ficavamos um atrás do outro com as mãos nos ombros da criança da frente.. rsrs.
A Chegada a Delhi é caótica, com muitos guias lhe oferecendo um taxi mais barato, um serviço mais prestativo. Contrate desde o  Brasil. É mais fácil e menos perigoso. Não acredito que você será roubado ou sequestrado. Mas que gastarás um bom dinheirinho, com certeza.. No meu caso, fiz um pacote pela www.specialtours.com. Já tinha feito outros pacotes anteriormente e não me arrependi. Nem agora. Um rapaz muito atencioso me esperava no saguão, com um colar de flores (tipo o nosso tagete) como recepção. Na ida para o Hotel, comentei que na minha tarde livre, gostaria de ir ao centro ver o Museu Nacional. Na hora, este rapazinho me botou em contato com o meu guia e ele firmemente me fez desistir de passear sozinha pela cidade. O motivo é bem simples, e vale não só pra India, como para qualquer país muçulmano: Mulher sozinha é alvo de todos os olhares. Então, melhor, não dar mole. Fiquei perto da área do Hotel e tive minha primeira experiência desagradável com a comida local: Samosa! Pimenta, pimenta e pimenta.. Gente!! Cuidado com o que se come.. o cheiro é absurdamente delicioso, a cara é mais ou menos agradável, mas o gosto acaba ficando em 2o plano para a pimenta.. putz! Queima até a alma.. rsrs.Até a batata frita vem com pimenta preta!! rs
Para esta minha primeira visita a India, resolvi fazer o que eles chamam de Triângulo Dourado: Delhi - Jaipur - Agra. Um percurso que você leva aproximadamente 8 dias pra fazer visitando os highlights destas cidades e seus arredores.