Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Agra - India

Finalmente, depois de sacudir pelas estradas poeirentas e barulhentas da India, chegamos em Agra. A cidade foi capital do império Mongol, e por sua proximidade ao Rio Yamuna e localizada em uma famosa rota de caravanas, muitos palácios foram construídos em seu entorno. Por conta disso, a cidade foi declarada Patrimônio da Humanidade da Unesco. Se você tiver tempo, visite Jami Masjid e o St Jonhs college ... mas, se o tempo urge, vamos ao que interessa: Agra Fort. Foi construido pelo Imperador Akbar em 1565 todo em arenito vermelho a beira do rio. A sua volta, um enorme fosso (antes cheio de agua). Passe pela impressionante porta Amar Singh na entrada sul e perca seu tempo em salões, masmorras, pátios e perceba todos os detalhes. Shah Jahan, o marajá apaixonado que construiu o Taj Mahal foi aprisionado neste palácio por seu filho. E de lá se tem uma bela vista do monumento.
E isso é só o começo. Vamos em direção á grande atração de Agra: O Taj Mahal!! Foi construido pelo imperador mogul Shah Jahan em memória da sua amada esposa Mumtaz mahal, morta em 1631. Na realidade é um túmulo imenso, com um jardim deslumbrante a beira do rio. Mas, para essa empreitada, o imperador quase deixou o reino na miséria e teve que ser destituido do trono e preso no Agra Fort pelo seu filho. Se ainda houvesse dinheiro, haveria uma cópia do Taj Mahal, em mármore negro, do outro lado do rio. Repare e veja a base que já havia sido construída. Perca todo o tempo disponível visitando o jardim e chegando aos poucos perto do Taj. Ele vai crescendo a sua frente, maravilhoso, imponente, surpreendente.. Uma vez na plataforma do monumento, veja cada detalhe.. 
As paredes são entalhadas e decoradas com pedras preciosas de várias qualidades e desenhos dourados de muito bom gosto. Quando eu fui, não pude entrar no mausoléu, mas, nada que tirasse o brilho do lugar, do momento.. único!!! Como eu já havia comentado, viajar para a Ásia é caro, pois a passagem aérea tem tarifas muito altas, com conexões e etc. Mas, o custo dos passeios e das estadias são relativamente baratos, e, vale a pena gastar um pouco mais e aproveitar um hotel 4, 5 estrelas. Em Agra, procure pelo Clarks Shiraz - http://www.hotelclarksshiraz.com/. Impressiona não só o tamanho, como o Hall impecável e pelo staff simpaticíssimo. Lá comi um doce feito a base de leite que parecia demais com o pudim feito pela Dona Inês... rsrsrs.