Namastê! Este blog é destinado a todos os que, como eu, adoram viajar, e ficam sempre em busca daquela dica imperdível,daquele nome de restaurante ou de hotel, ou daquela roubada que é importante se livrar! Seja uma viagem internacional longa ou um fim de semana na região dos Lagos, aqui vale tudo!! Se alguém também quiser postar dicas e roteiros, sejam mais do que bem vindo. Seus posts serão devidamente creditados. Então é isso! Fiquem a vontade e ENJOY THE RIDE!
Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana
domingo, 1 de maio de 2011
Ilha de Creta - Grécia
Lar do minotauro. O antigo palácio de Cnossos, lar do Rei Mino e do mítico Minotauro. Foi construido em 1900 a.c. e reconstruido duzentos anos depois, por conta de um terremoto. Nos dias atuais, as ruínas preservadas são do 2o palácio. E o Labirinto? Se existe não está sendo procurado pois, como reza a lenda, seria no subsolo do palácio, e isso implicaria na destruição das ruínas atualmente preservadas. Claro que há certos lugares que devem ser visitados nestas ruínas com mais atenção, mas o lugar é bem fácil de visitar, com placas explicativas.. só ande por tudo!! Não deixe de subir e descer, mesmo que você ache que não há nada de interessante. Sempre há! Procure na entrada Norte o afresco de um touro atacando (eles veneravam este animal). Na Parte sul, o chifre de consagração, aonde faziam oferendas. Ao seu lado direito, mais afrescos muito bem preservados, com ares fenícios. Antes um pouco desta zona, ainda a direita, suba uma escadaria e visite o cômodo. Há afrescos muito bonitos (os originais estão no museu de Irakleon, que também vale a visita).Procure ainda a sala do trono e os aposentos reais (com afrescos lindos.. super bem preservados!). Em algumas áreas você encontra os imensos jarros chamados de Pithoi que serviam para armazenar suprimentos.
A área ainda se encontra em escavações, e você perde fácil uma manhã ali.. Depois, desça a cidade de Irakleon e veja seus antigos prédios em estilo veneziano e sua fortaleza a beira mr. Pitoresca e de fácil acessoa aos seus lugares de visita.
Ilha de Patmos - Grécia
Conhecida como a Jerusalém do Mar Egeu, Patmos começou a ser conhecida quando São João Evangelista chegou e escreveu o livro de Apocalipse. Posteriormente, foi construido o Monastério de São João. Dai sua importância para peregrinos. Fora as visitas a Caverna do Apocalipse e o Monastério, não há muito que fazer na ilha. No centro, perto das docas, existe um comércio bastante voltado ao turismo e algumas tavernas. Há um caminho de pedras que leva ao Monastério (no meio do caminho está a Caverna). Mas, prepare-se.. Jovem com saúde (não é o meu caso rsrsrs) levam uma média de 45 a 60 minutos para subir ao Monastério (outro tanto para descer). Sem visitar a Cova (no caso de quem sobe a pé, melhor deixar por último). Pra quem como eu é preguiçoso ou confortinho ou qualquer outra desculpa para poder evitar esse sacrifício, no Porto você pode negociar com taxis ou excursões. Eu paguei uns 40Euros para ter guia e ônibus a minha disposição. Caro? Pode ser.. mas uns japoneses se arrependeram de ter andando aquilo tudo.. rsrs
Primeiro, visite a caverna do Apocalipse. Ali, dizem São João Evangelista já com quase 100 anos se retirou e passou a viver como eremita a base de orações. Vemos no chão a marca que ele deixou ao dormir sempre na mesma posição (juro!!) e aonde ele fazia suas orações. Mais impressionante, vemos as fendas de onde saiu uma voz tão alta e forte que o inspirou a escrever o livro do Apocalipse. Estas fendas são 3, e forma a santissima trindade. Agora, como virou ponto de peregrinação, não é possível tirar fotos. Vemos um altar com mosaicos e pinturas representando o santo. Depois de algum tempo ele saiu da ilha, mas a História correu mundo. No século 11 o Monastério foi criado em sua homenagem e é adorado por Ortodoxos e Católicos. È o mais importante de toda Grécia e possui um dos mais importantes tesouros religiosos religiosos do mundo. O transporte te deixa perto de uma subidinha de pedra (cuidado que escorrega) e os degraus do Monastério é totalmente irregular, para aproveitar todas as pedras que já existiam no local. Espere muita fila, pois as passagens são estreitasNão é permitido tirar fotos no interior, por conta dos mosaicos/pinturas. Mas, as imagens ficam na memóriaA Capela principal é maravilhosa, toda em ouro e madeira. Impressionante. Todo o complexo é ao mesmo tempo simples e grandioso, por representar uma figura real da Bíblia.. Vale muito a pena a visita do complexo e do Tesouro.
Eu fiz a visita em meio dia.. mas se você tiver o dia todo, a Ilha tem praias muito bonitas, em enseadas que valem passar o dia.
Assinar:
Postagens (Atom)