Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

domingo, 18 de fevereiro de 2024

GALILÉIA - MONTE DAS BEM AVENTURANÇAS - TABGHA - ISRAEL - TERRA SANTA

 

MONTE DAS BEM AVENTURANÇAS - TABGHA - GALILÉIA

Refere-se ao monte localizado ao norte de Israel aonde se acredita que Jesus proferiu o Sermão da Montanha. Segundo escrito na Bíblia, o local encontrava-se á margem noroeste do mar da galileia entre Genesaré e Carfanaum. 


O Sermão do monte pode ser encontrado na Bíblia nos  livros de Mateus 5-7 Lucas 6, porém não há um local exato descrito na bíblia onde foi o acontecido. No livro de Mateus são citados colinas, e no livro de Lucas é citado um local plano; mas é certo que foi no mesmo local, devido a demografia do monte ser exatamente com colinas e locais planos. 


Também é conhecida como Monte Eremos, esse morro encontra-se situado entre Tabgha e Cafarnaum ; o local tem uma capacidade para porte de grandes multidões, não somente aquela multidão que Jesus pregava, mas em acontecimentos mais recentes também foram observados uma grande quantidade de pessoas ali, como a visita do Papa João Paulo II.

 

Na montanha foi construída uma capela católica no ano de 1939, com apoio do Governo Italiano e possui em sua estrutura diversos simbolismos numéricos, principalmente na sua entrada.





Tabgha, o local onde, segundo a tradição, ocorreu a multiplicação dos pães e peixes, está situada perto da costa nordeste do Lago Kineret (o Mar da Galiléia), 2,5 km ao sul de Cafarnaum e cerca de 12 km ao norte de Tiberíades. O nome "Tabgha" é uma deturpação árabe da palavra grega Heptapegon (o lugar das sete fontes)

Existe dois relatos distintos desse milagre:

 

 1.      Alimentando os 5.000


Também conhecido como o milagre dos cinco pães e dois peixes, esse evento é descrito nos evangelhos de Mateus (14:13–21), Marcos (6:31–44), Lucas (9:10–17) e João (6:5–15).

Quando Jesus soube da morte de João Batista, ele se retirou para um local em Betsaida. A multidão o seguiu, e Jesus curou os doentes. Ao anoitecer, os discípulos disseram a Jesus que o local era deserto e que as pessoas precisavam ir às aldeias para comprar comida. Jesus respondeu: “Dai-lhes vós de comer.”

Com apenas cinco pães de cevada e dois peixinhos fornecidos por um garoto, Jesus alimentou a multidão. Após todos terem comido, ainda sobraram doze cestos com pedaços de pão. O número total das pessoas alimentadas foi de cinco mil homens, além de mulheres e crianças. 

2.      Alimentando os 4.000:

Este milagre aparece nos evangelhos de Marcos (8:1–9) e Mateus (15:32–39). 



Conhecido como o milagre dos sete pães e peixes, Jesus utilizou sete pães e alguns peixinhos para alimentar uma multidão. Embora não esteja registrado nos evangelhos de Lucas e João, esse evento também demonstra a generosidade e o cuidado de Deus para com as pessoas. 

Recentemente, arqueólogos israelenses descobriram as ruínas de Betsaida (Julias), onde parte desse milagre, pode ter ocorrido, no norte do Mar da Galiléia. 

Esse é um testemunho da importância e significado desse evento na tradição cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário