Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

domingo, 25 de março de 2012

CHINA - HANGZHOU



Hangzhou é a cidade paraíso na terra narrada por Marco Polo, em seu livro As Viagens de Marco Polo. Seu ponto alto é o Lago Oeste. Ocupando 8 Km2, nos encanta com um visual romântico, com suas colinas baixas verdejantes, salgueiros chorões e flores. Mesmo no inverno, podemos notar a beleza de seus jardins. Na beira do lago há várias opções de barcos para um passeio de aprox 40 minutos pelo lago. Quase na metade dele, na beira de uma lagoa, aonde ficava um das casas mais importantes, percebe-se tres pilares, que em dias de lua cheia, refletem sua imagem. Lindo! Depois do passeio, procure um dos restaurantes a beira do lago e perca um pouco de tempo por ali.  Uma outra parada imperdível (MESMO) é o parque com áreas montanhosas, cortado por um riacho. Lingyin Si. Lá temos um pagode, um templo e a montanha, com dezenas de budas esculpidos. Vc entra de um lado da montanha, e sai de outro lado, e vislumbra budas de todos os tipos e tamanhos. Um trabalho lindo, e com seu início datado do século 10. O citado Pagode foi construido em homenagem ao Monge de mesmo nome (HUI LI) que dizia que a montanha era uma réplica de outra que ele havia visto em sua viagem a India. E como não pode ser diferente, vale a pena visitar um campo de produção de chá. Estadia: Gran Metropark. Bem localizado, 5 estrelas, cozinha internacional.. Vale a pena!

China - Suzhou


Eis a veneza chinesa. Uma rede de canais e pontes, ligando os casarios antigos são a característica marcante da cidade de Suzhou. Elegante e refinada, tem uma renomada produção de Seda. Comecei pelo maior jardim de Suzhou, o Zhuozheng Yuan ou o Jardim do Administrador Humilde. Se você encontrar alguém que conheça o lugar, procure a entrada pelo Jardim de Bonsais. São mais de 3000, alguns premiados internacionalmente. Um presente ao olhos.. Alguns são cultivados em meio a pedras, fazendo parecer que são uma escultura ou um mini jardim em um vaso de bonsai. Ao final do percurso, pode-se entrar no jardim que é mais conhecido do público. Visando sempre a harmonia, e se utlizando do Feng Shui, os elementos de agua e pedras são misturados as espécies vegetais, criando nichos de estrema delicadeza.. Partindo em direção ao Norte, vamos atras do Beisi Ta, ou Pagode do Norte. Construido entre os anos 220 e 265, este pagode em formato octogonal fica situado em um belo jardim. Antes era permitido ao visitante subir até o topo, mas, como acontece em Pisa, o pagode também está inclinando e agora, só podemos admirar seus belos desenhos da base.
  Uma boa opção de estadia é o Nan Lin, bem centralizado. Vc pode andar pelo centro da cidade, que dispoe de várias ruas de pedestres, com um comércio bem diversificado e movimentado. Muitas pessoas num vai e vem incrível.. mas cuidado com as bicicletas que passeam por todos os lugares, até nos proibidos!


CHINA - Shanghai

Shanghai - Fechando a aventura na China, nada melhor do que visitar a tão moderna e ocidentalizada SHANGHAI. Impressionante mesmo como vemos edifícios modernosos, perto de outros da época de colonização Inglesa. Construções em estilo chinês são mais difíceis de serem achados.. somente no centro velho.

Comecemos então pelo BUND. Este era o coração da antiga cidade colonial. Dividido pelo Rio Huangpu, vemos a parte antiga (com edificios em estilo inglês) e a parte moderna, o Pudong, com a torre da Estação de TV e os prédios arranha céus que hoje tornam a cidade famosa. Pela calçada a beira do Rio, podemos passear apreciado a bela paisagem ou seguir até o terminal de barcos e pegar um barco especial de turismo que nos leva pelo Rio acima, em um passeio de aproximadamente 1 hora.
Vamos mergulhar agora na região que cultiva até hoje a atmosfera dos grandes senhores feudais.. Vsitaremos o Jardim Ju Yu e o Bazar anexo. É uma residencia de um grande senhor feudal da época, cercada por um grande muro, adornado por dragões que percorrem toda a área do local, protegendo seus moradores e seu belo jardim, cheio de lagos interligados, bonsais, e esculturas em pedras, respeitando a base do Feng Shui. O Lugar parece maior do que realmente é, devido a suas passagens entremeadas por muros e portas, que fazem o visitante percorrer labirintos, imaginando a grandiosidade do lugar... pura ilusão de ótica! Seu jardim, um dos mais bonitos e importantes de toda a China, remotam aos jardins vistos em casas antigas de Shouzou. Ao seu redor, como em todas os centros das cidades antigas, existe um comércio fervilhant de souvenirs, quinquilharias, lojas típicas e os famosos fast foods chineses, com seus espetinhos de lulas, pombos, carnes de procedência um pouco duvidosa e pato laqueado. Não esqueça de passear pela ponte em zig e zag que leva até a famosa casa de chá. Essa ponte foi construida com este design, pois acreditava-se que os maus espíritos não faziam curvas..
Mais história.. vamos em busca do Buda de Jade. Existe 2 estátuas trazidas da Birmânia: uma em sua posição mais característica, sentado em posição de lótus, e outra reclinado. Esta, com acesso restrito, costuma não ficar a disposição dos turistas para fotos.. mas a gente sempre dá um jeitinho né? O templo do Buda de Jade fica numa ruazinha de trânsito confuso, e certamente é dificil de ser achada, pois sua entrada é bem comum, não denotando estarmos perto de um local tão famoso e de grande importância na religião budista. Mas seu interior vale a pena a visita.. cheio de cores, insenso queimado em todos os lugares. O salão central é todo decorado com os famosos budas em madeira e seus guardiões celestiais. Digno de uma visita demorada, pois há muito que ver.. muitos detalhes! 

Vamos em busca de mais coisas para ver.. Os parques bem cuidados, são dignos de uma passagem.. de manhã cedo e a tardinha, os senhores (as) aposentados(as) costuman dançar em grupo. Seja dançado em grupo, passinhos coreografados, seja danças com leques, sejam danças mais modernas, em casal. Muita música, muita alegria.. fora o próprio jardim que é muito bem cuidado, com vários lagos, caminhos que levam a pequenos nichos tranquilos, plantas topiadas em forma de bichos.. uma graça! Um bom parque para se visitar, que dá acesso ao Museu de arte de shanghai (entrada gratuita) é o Parque e Praça do Povo. De lá também fica fácil pegar o metrô para qualquer lugar. Outro museu que vale a pena ser visitado é o de tecnologia (ele não é só de tecnologia, mas tem um andar inteiro dedicado a História Natural, com animais empalhados e reproduções de habitats). Bom.. Em Shanghai, vamos as compras! Em todos os metrôs você encontra um enorme shopping, com lojinhas de todos os tipos.. Maquiagem, bugingangas, lembranças, roupas de todos os tipos e preços, e também a comida! Como chinês gosta de comer.. come a toda hora e muito! E a comida deles é bem barata! Esqueça MacDonalds ou KFC e arrisque-se nos Gyozas, yakissobas y noodles soups.. vc se rende! Menos de 10 Yuan, contra os 25 dos Macs da vida.. Bom, voltando as compras.. Você pode pijamas de plush ou flanela por preços assombrosamente baratos; casacos de lã, forrados por menos de 10 dollares.. realmente, vale a pena dar uma olhadinha..   Vc quer as famosas cópias (se bem que o Governo espera acabar com esta fama da cidade), visite a Number 1 Departament Store, na famosa Nanjing Dong Lu 830. Fácil acesso (metrô na rua, anda-se uns 15 minutos) ou de taxi (que é muito barato). Esta rua está repleta de grifes internacionais, mas o preço é o mesmo (ou praticamente o mesmo) daqui do Brasil.. então não vale a pena. Mas, prepare-se.. se você quiser comprar algo nesta loja, vc pode perder até uma hora negociando. Nunca mesmo aceiteo primeiro preço. Eles falam, por exemplo, 1000. Vc já sabe que custa menos de 500. Coloque o preço lá embaixo e vá negociando. Ameace sair, que não quer mais, que desistiu.. vc pode chegar a um preço que nem você tinha imaginado!! Um Iphone por 180 reais... Camisa Polo da Ralph Lauren por 35 reais... Lojas de roupas de grife (todas), sapatos (de todos os tipos), bolsas, ôculos, relógios, eletrônicos, souvenirs. Cansativo, mas vale muito a pena! Não se assuste se ao pedir pra ver relógios ou bolsas, te levarem para dentro da loja e fecharem uma porta. Como eu disse, o Governo quer acabar com a fama de falsificados da cidade, e por isso, a maioria das vendas destes itens e´feita por baixo dos panos..