Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Túneis de Cu Chi - Vietnã

A cidade de Ho Chi Min City é a mais conhecida do Vietnã.. nunca ouviu falar? E Saigon, já ouviu falar? Nem que seja pela música.. Pois é.. a cidade trocou de nome em homenagem ao seu grande estadista Ho Chi Min. A capital é Hanoi, mas Ho Chi Min é a mais conhecida e visitada no Vietnã, por sua vital importância e resquícios da Guerra do Vietnã. Nos arredores da cidade, podemos visitar os antigos bunkers e instalações da guerra, numa região chamada de Cu Chi, que preserva uma fortaleza subterranea, com seus tuneis e armadilhas que foram determinantes na vitória dos Vietcongs contra os yankees (vamos considerar que os EUA e a França estavam  juntos nessa, ok?).
 Repare no esquema acima como os vietcongs conseguiam sobreviver em tuneis subterraneos, tendo poucas baixas durante a guerra: Eles faziam construções dentro dos túneis, como dormitórios, salas de reuninão, enfermarias.. tinha um poço para retirada de água diretamente de um lençol freática abaixo da instalação e ainda armazenavam armamento (do leve ao pesado) no local. Esse emaranhado de tuneis chegavam a 100 kms e podiam chegar a 5 andares. Veja no canto direito que havia uma saída estratégica pelo lado do rio, quando a maré estava baixa. Uma engenhosidade incrível que os aldeões locais foram capazes de criar. 
Ao longo da região, eles instalavam armadilhas (com ferros pontudos e bocas de lobo, por exemplo), pequenos orifícios eram feitos em antigos formigueiros, para ocultar metralhadoras e surpreender o inimigo, e, claro, pequenos buracos por onde eles entravam e saiam dos tuneis, geralmente ocultos pelas folhas que caiam das árvores da floresta. Uma engenhosidade que enganava os combatentes americanos, e os permitiam andar como fantasmas. As vezes, eram poucos vietcongs, mas, como podiam se mover nos subterraneos com muita agilidade, pareciam como milhares ao olho inimigo.  



Ao Lado - exemplo de armadilhas feitas pelos vietcongs. Elas ficavam camufladas e acabavam sendo fatais para os incautos que acabavam caindo nelas. Reparem que, os combatentes estrangeiros tinham que lidar com febre tifóide, febre amarela, sanguessugas, intoxicações alimentares e, qualquer ferimento, no meio da selva, seria praticamente mortal, devido a falta de remédios adequados. 

Ao Lado - os pequenos buracos por onde eles entravam e saiam dos tuneis.

Abaixo - Saida de um dos tuneis (o mais curto, claro). Vc pode percorrer-los, e escolher de acordo com a extensão de cada um. Mas, tem que ter sangue frio..Eles são minúsculos (até pra mim que tenho 1,50 mt) e totalmente sufocantes. Pessoas cardíacas ou que sofrem de alguma síndrome (pânico/claustrofobia) não devem entrar.

A área é enorme, e pelo menos, deve-se dedicar uma manhã para visitar-la. Há crateras de bombas B-52 em vários lugares e demonstrações feitas com bonecos, de como era a vida no lugar. Gostei muito, o lugar é bem preservado e os guias muito atenciosos. Eles tem muito orgulho de mostrar como derrotaram os americanos com tão pouco recurso e tanta engenhosidade. 

No final da visita, você pode treinar tiro ao alvo com armas de vários calibres. Você paga algo em torno de 10 dollares por 10 tiros e é levado para um lugar mais afastado e orientado como deve atirar, assim, como preparado com abafadores de ruído. Eu atirei com uma Ak-47 e vou dizer.. é difícil viu?? Fora os sustos que você leva com seus companheiros ao lado. 

O Complexo fica á 27 kms da cidade. A entrada custa aproximadamente 2 dollares, e o horário de funcionamento é de 7 as 17 horas. Apesar de ser um local aonde muitas pessoas morreram, os próprios americanos são os mais desrespeitosos e barulhentos. Tente ser discreto pois o lugar por si só é um santuário.