Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

terça-feira, 7 de junho de 2016

João Pessoa - Paraíba

Jampa - nome carinhoso pelo qual João Pessoa é conhecido. Lugar bonito, com pessoas agradáveis e muito simpáticas. Come-se bem e as praias são muito limpas e de uma cor incrível.
A cidade é relativamente pequena, e em um dia você conhece os principais locais turísticos. Depois, é só praia e comilança!!! 
A principal praia da cidade, aonde se encontram os principais hoteis, comércio e badalações é a praia de Tambaú. Mas, para uma pessoa mais tranquila, a praia seguinte, Cabo Branco, não tem tanto movimento de turista (mais moradores) e menos comércio. Relação custo x benefício, fica pouca coisa  mais barato se hospedar aqui, mas a tranquilidade é impagável!!
Ponta dos Seixas 
Bom, vamos começar pelo começo.. os pontos turísticos: Farol do Cabo Branco e o marco do ponto mais oriental do Brasil. Perto deste marco pode ser ver a ponta do Seixas, que é a praia que faz a tal voltinha no mapa mundi.. rs. Não há muito que fazer no local.. tem o tal sorvete de caipirinha (ok), lojinhas, artesãos e toca pra outro lugar.
Igreja São Francisco
Vale a pena conhecer o centro histório, apesar de estar todo pixado e bem mal conservado.. a Igreja de N.Sra de Nazaré (que foi o primeiro nome da vila), a Igreja de São Francisco de Assis (você se sente em qualquer lugar de Portugal) e o casario antigo.
Nada demais, mas, para não dizer que falei em flores..
Com o dever de casa pronto, partiu praias.
João Pessoa é um ponto estratégico para visitas nã
o só das praias de seu litoral, mas, para ir a outros estados.. podemos visitar Natal, Recife, Olinda, Porto de Galinhas.. Mas, já que estou em João Pessoa, quero conhecer o que ela tem a nos oferecer.
Comecei com o Litoral Sul, com praias quase desertas, com pouquissimo urbanismo (restaurantes e algumas lojinhas..).
Praia Bela - Aonde o rio encontra o Mar. Lindo e ótimo para as crianças
Praia de Tambaba
Tambaba - Praia com piscinas naturais de corais. Ótimas para banho, mas cuidado .. escorrega e corta!! Uma vez transposto o obstáculo (ui), aproveita-se muito! O mar é bem batido, por isso, o melhor é mesmo ficar nas piscinas. Para os que gostam, subindo uma escadinha no meio de uma trilha, está o lado naturista da ilha. Proibido entrar com roupa, mas aberto a todos que queiram experimentar esse modo de vida.

Praia de Coqueirinhos
Coqueirinhos - Uma praia espetacular. Bem vazia (tem alguns quiosques de um lado.. mas se você passar pela área de preservação ambiental, nem ambulante vai te achar). Mar tranquilo, turquesa, e é claro, morninho.. Leve algo para comer ou beber, por que senão, você tem que sair e andar um bocado para achar algo em algum quiosque.
* Entre essas praias há um passeio que entra na mata e nos leva a mirantes nas falésias, acima das praias. O visual é lindo e o passeio é bem simpático, feito em um jipe extendido, pintado de rosa.. a Penélope Charmosa. O Rodrigo (ou Rodrigay) faz o passeio, e põe uma trilha sonora de acordo com o trecho a ser recorrido. Custa R$ 39,00 mas, na minha minha opinião, vale pela simpatia e pelas fotos *
Vamos para o lado oposto, Litoral Norte?
Fortaleza de Sta Catarina
Mais urbanizado, mas, com a famosa praia do Jacaré, do bolero de Ravel. Já ouviu falar? Eu conto aí adiante. Saimos em direção a Cabedelo (marco zero da Transamazônica) e paramos para uma visita a Fortaleza de Santa Catarina (novamente, você pode pensar que está numa cidade portuguesa ou até em Sacramento, no Uruguay). Simples, mas imponente, serviu de proteção contra os ataques holandeses. Procure o guia Big Big.. diversão na certa!


Praia do Bessa
Dali, direto para a praia do Bessa. É uma praia urbana, com muita oferta de restaurantes e comércio, várias casas de veraneio a beira mar.. mas, ainda assim, bem tranquila. Ótima para práticas aquáticas como windsurf, kitesurf e similares. Ficamos no restaurante Lovina, que serve também como lounge e área de recreação para os pequenos. Basta andar 30 metros, e eis a praia.
Cansado de tanta praia, vamos para o Jacaré, que na realidade não é praia de mar, e sim uma praia de rio (mas não se pode banhar). Ao por do Sol, o saxofonista Jurandy toca o Bolero de Ravel em um barquinho, na beira do rio..
Vila Praia do Jacaré


Muita gente vê da beirinha, muita gente prefere pagar R$ 39,00 para ver de dentro de um catamarã, mas, o imporante mesmo é apreciar a beleza de espetáculo. Não importa se é playback.. o diferencial é que torna tudo tão lúdico e bonito. Ah, e a vila.. uma pintura! Vejo semelhanças com uma Rua das Pedras em Búzios (guardadas as devidas proporções) e uma ruazinha da cidade Hoi An no Vietnã.. Tudo muito colorido e alegre.



Aonde Ficar:
Hotel Littoral Cabo Branco -  http://www.hotellittoral.com.br/portal/
Hotel Tropical Tambaú - http://www.tropicaltambau.com.br/
Aonde Comer:
Restaurante Olho de Lula - https://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g303428-d1371199-Reviews-Olho_da_lula-Joao_Pessoa_State_of_Paraiba.html
* Detalhe: tem o quiosque e o restaurante. Ambos são excelentes! *
Restaurante Malagueta: https://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g303428-d2342593-Reviews-Restaurante_Malagueta-Joao_Pessoa_State_of_Paraiba.html
Passeios:
Luck Tours - http://loja.luckreceptivo.com.br/JoaoPessoa