Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Athenas - Grécia


Athenas é a cidade mais conhecida da Grécia. Berço da Democracia, rival de Esparta, pois privilegiava a sabedoria, o estudo à força.. Não é surpresa que leva o nome da Deusa da Sabedoria, Athenea. Athenas é relativamente fácil de visitar. Em 2 dias vc consegue andar por toda a cidade, visitando seus monumentos mais importantes. Três estações de Metrô são as mais importantes: Acropolis - Plaka, Syntagma e Omonia. A partir dai, perninhas pra que te quero e vamos conhecendo os monumentos. Comece pelo Parlamento. De hora em hora há a troca da guarda. Coisinha típica de turista, mas é realmente engraçado ver os marmanjos fazendo aqueles passinhos sincronizados, com uns tamancos tipo holandeses que dão a impressão que eles vão escorregar a qualquer momento. Imperdível.. Dali, siga a direita, na mesma calçada. Passe pelo Jardim Botânico (aproveite para dar uma entradinha.. é gratis e é bem bucólico). Mais adiante, um outro parque com uma construção que lembra o classisismo.. mas é moderna, não se preocupe. Do outro lado da rua, a matriz da Igreja Ortodoxa, e o comecinho do Bairro da Plaka (já voltamos a ele). Volte ao antigo lado da calçada, e siga reto. Vc vai chegar ao Templo de Deus Olímpico (ruinas, claro!). Vale muito a pena. Você compra um cartão que dá direito a várias entradas em templos, ruinas e museus. Custa uns 12 Euros, mas vale a pena. Aproveite para ver todo o conjunto de ruínas. Na saída, passe pelo Portal de Adriano. Se estiver cansado, pegue o Metro até a Acrópolis. Senão, siga em frente. Fácil! A Acrópolis é vista de quase todos os pontos da cidade. Chegando na estação, é só subir. Haja fôlego. Este complexo é realmente inacreditável e faz vc lembrar por que visitar Athenas é tão importante. A Acrópolis foi construida em homenagem a Deusa Athenea. E, em seu conjunto, há três templos dedicados a cada uma de suas representações: Athenas da Vitória, Athenas da Sabedoria e Athenas da Guerra. Atualmente não podemos mais entrar no templo, mas é impressionante como nos sentimos um nada perto da suntosidade do complexo!!! Cuidado! Venta horrores por lá. Esteja preparado, senão sua visita pode se tornar um tormento. Take your time e saborei seu tempo ali. até por que, a partir dali, a coisa que já estava cansativa, piora.. rsrsrs Volte a entrada da Acrópolis. Logo abaixo você já visualiza o Teatro de Dionisio. Seguindo a sua direita, passe pela pedra dos oradores, e continue andando.. Passando por um canteiro de ruinas, você chegará a Agora Antiga e seu museu. O lugar é assombroso!! Ruinas de casas de aristocratas, sacerdotes.. tudo bem demarcado e preservado. Ao fundo, o Templo de Hefesto, ou Vulcano, um dos templos mais bem conservados de toda a Grécia. Vale a pena a caminhada. Pare um pouco, respire fundo e imagine como era a vida naquele tempo. Não é brincadeira não.. até por que, vc tem voltar tudo o que vc já andou pra seguir pra proxima etapa: O Novo museu da Agora.
Saindo da Acropolis, desça em direção ao bairro da plaka. Não tem erro.. fica do lado esquerdo. Uma construção modernosa aonde as peças mais importantes da Acropolis e da Agora ficam expostos. Pena não podermos tirar fotos, pois as montagens ficaram ótimas!! Ainda dá pra ver os arqueologos escavando nos subterraneos do Museu. A Entrada custa 5 Euros e vale cada centavo. Desça enfim, ao Bairro da Plaka. Um mundo a parte que nos remete a uma mistura de Italia com Turquia. Muito barulho, boa comida, preços razoáveis.. vale super a pena conhecer. Aproveite para almoçar o menu degustação e reserve um tempinho só para ver o vai e vem dos turistas.
Pegue o Metrô até a estação de Syntagma e agora, suba pelo lado esquerdo. Você passará pela Biblioteca, academia de letras, universidade.. Todos os edificios em estilo clássico, com estátuas em suas fachadas. Mais adiante, o Museu Nacional. Este vale a pena ser visitado, apesar da falta de organização e orientação dos funcionários.
Não há um circuito para visitar todas as salas em ordem. Vc começa aqui, pula pra lá, volta, sobe, desce.. Mas, na Grécia, como os Gregos. Com calma, você visita tudo e pode tirar suas fotinhos.. Recomendo. custa 7 euros mas vale super a pena. Diferente do Novo museu da Agora, este é composto de estatuas, pedaços de templos, vasos, moedas.. desde o periodo neolítico até a decadência do império Romano e o inicio da dominação Otomana.
Athenas é isso.. Vc pode ir até o porto de Pireus e embarcar em um ferry para alguma ilha próxima; ir visitar o museu Bizantino ou do de Guerra. Mas como eu disse anteriormente, Athenas se visita em 2 dias no máximo. Gaste mais tempo nas ilhas ou ainda, vá em direção a Grécia Continental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário