Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

segunda-feira, 26 de março de 2012

CHINA - BEIJING

Pequim ou Beijing Capital da República Popular da China. Uma cidade com a maior população da China, que vive entre o passado recente e a atual onda de modernidade, que avança em passos largos. Claro, que mantendo as tradições ancestrais, valorizando o que os antigos imperadores deixaram de mais característico de sua cultura: Os monumentos, os jardins e os templos. A cidade é dividida em quadrantes, sempre ligados por avenidas que ligam os extremos - Norte / Sul / Leste / Oeste. O metrô é bem moderno, e liga quase toda a cidade, inclusive, ao aeroporto. Mas, cuidado.. antes das 10 da manhã, e depois das 17 horas o movimento é intenso e vc só anda se for empurrada pela multidão.

Praça Tian´men - Mausoleu de Mao



 A passagem  é mega barata, mas preste atenção: Se vc for para estações próximas, vc paga a taxa básica; se for para mais além, há um acréscimo. Se vc não souber o valor a ser pago, compre o ticket mais barato, e, se na hora de sair der problema, volte e pague a diferença no balcão de atendimento. Eles nem vão te perguntar nada (até por que nem vc nem eles vão entender uma palavra.. rs), mas vão resolver teu problema. Com o advento da Olimpíada de 2008, todos as placas de direção, todos os nomes de ruas, monumentos e o metrô estão escritos em chinês e em inglês. Facilita bastante, mas, lembre de levar sempre o nome dos lugares que você quer em chinês (com os desenhinhos mesmo!) E mesmo assim, reze pra eles saberem aonde fica.. rsrs. O pessoal é solicito, simpático, mas não sabem inglês. Fato! Mesmo em lugares turísticos, é minima a chance de alguém saber falar outra língua. Mas nada que uma boa mímica ou boa vontade não resolva. 
Vista da Cidade Probida
O passeio pela cidade começa, impreterivelmente, na praça da Paz Celestial, ou Praça Tia´an Men. È o coração da cidade. A grande atração é sem dúvida o Mausoleu de Mao, e a sua volta, enormes prédios de concreto, ao estilo comunista.. bem austeros. Ao redor, o Grande Hall do Povo, Monumento aos heróis do povo, o Museu nacional da China e as duas grandes portas: A Quian Men e a Jian Lou. Perto da praça, a entrada da Cidade Imperial. Assim, na entrada, nem parece.. mas passando do Portão, vc nem imagina como é imenso o local! Várias pontes, ligando 4 átrios. Logo no primeiro, vislumbramos a imponente Porta da Suprema Harmonia, que servia para receber visitantes. Depois, no segundo, o Hall da Suprema Harmonia, usado em ocasiões importantes. Finalmente, o Hall da Preservação da Harmonia, que era usado pelo Imperador. Em volta, várias esculturas ou obras que celebravam a cultura e o esplendor da época dos imperadores: Os leões chineses, protegendo a entrada; os desenhos de dragões com pérolas, símbolos dos imperadores; os interiores dos halls/portas.. Você ficará indeciso de que tirar foto. A cidade Imperial vive cheia, e o empurra empurra para ver o que tem dentro das portas/halls é comum. Chinês empurra mesmo, e a maioria passa em frente da sua câmera sem a mínima cerimônia. Melhor levar na boa, pois em todos os lugares vai ser assim. Passe em direção ao Norte e visite os Jardins imperiais de Flores. Àrvores centenárias e jardins de pedra emolduram vários halls usados como templos ou simplesmente para descansar de tanta andança.. 
Hutong
Ainda nas redondezas, alugue um riquixá e faça um passeio pelos Hutongs. São pátios cercados por muros, aonde famílias dividem o mesmo espaço. Antes, eram habitados por altos funcionários do governo. Inclusive, era fácil identificar quem era o dono do pátio, pela escultura de entrada. Se era militar, se era administrador.. etc. Algumas destas residências se tornaram Hostels. 
Um outro passeio imperdível é o Palácio de Verão. Era o refúgio dos Imperadores na época de muito calor. Mas ele está mais associado a Imperatriz Cixi, que o reformou 2 vezes. Ele realmente é maravilhoso! Vc pode passar boa parte do dia lá, e fazer como os chineses: Levar merenda e ficar só aproveitando o dia. Vários Templos, Halls, pontes e portas, emoldurados pelo lindo lago Kunming. Se vc andar a margem deste Lago, o passeio demora 2 horas. Se preferir, passeie de barco. Alías, eles tem um barco de mármore! Só de enfeite!! Outro detalhe que merece atenção, é o Longo Corredor. Todas as vigas e colinas são decoradas por pinturas de panoramas de diversos lugares da China. Inesquecível!
Detalhe das vigas do Longo Corredor
O Templo do Céu ou Tian Tan merece uma visita. Um dos maiores complexos de Templos da China, durante a dinastia Ming e Quing, só podia ser frequentado pelo Imperador, que era considerado filho do céu. Perca seu tempo e veja o detalhe da escadaria (com vários dragões), as abóbadas, os pilares ricamente adornados, as cores. Depois, aproveite o parque que fica ao redor do Templo. Senhores já aposentados gastam seu tempo jogando damas chinesas, ou peteca de pé ou ainda danças, que é uma mania nacional. , com harmonia arquitetônica. 
Eu adoro um zoológico. E o de Pequim merece ser visto por dois motivos: É imenso, cheio de recantos para merendas em família, muito verde, muito agradável.. e, pelo Panda gigante, claro! Mas, as jaulas ainda são obsoletas e não são próprias para os animais.. dá um pouco de pena em algumas partes.. em outras, a reforma caiu como uma luva! O complexo dos macacos é bem interessante, e permite que eles interajam com outras espécies. Um outro passeio interessante e relaxante, é vistar o Estádio Olímpico nacional. Um grande parque planejado, com residencias (antes vilas olímpicas), o cubo de água e o ninho de pássaro. Muitas pessoas passeando, crianças brincando e as famosas pipas chinesas cortando o céu. Bucólico e moderno ao mesmo tempo! Comer não é problema. Se você gosta de comida chinesa, tem várias opções.. mas cuidado! Tudo é hiper mega apimentado, então, peça sempre sem pimenta. Tempere depois!
Ninho do Pássaro - Complexo Olímpico
Todas as lachonetes ou pequenos restaurantes tem o cardápio em fotos, com indicações de ingredientes em inglês. Yakissoba, noodles soup, gyoza, dim sun, dumplings.. tudo muito simples e gostoso. Mas, se vc não é adepto deste tipo de comida.. relaxe! KFC, MacDonalds e Burguer King estão em toda parte (aqui também vale a máxima: Sem pimenta!). Os restaurantes dos hoteis 5 estrelas tem comida internacional e os preços são bem mais caros do que os praticados normalmente, mas vale a pena pela facilidade. Mas, é facil encontrar um bom pato laqueado (que é maravilhoso!), um buffet com várias opções e pasmem, até achei um rodízio de carnes (tá, ok. Diziam que era rodízio, mas o espeto vinha de meia em meia hora.. rs). Nos mercadinhos eles vendem vários tipos de sopa, vários tipos de espetinhos e é claro, o bom e velho miojo. E você pode preparar lá mesmoPor 14 Yuan vc come 6 gyozas com shoyo e cebolinha, com uma latinha de refri. Um hamburguer, fritas e um refri médio num KFC (mais frequentado na China) não sai por menos de 24 Yuan. Em comparação, a comida mesmo é mais barata do que o bom e velho fastfood.  O refrigerante nesses mercados é ridiculamente mais barato do que nos restaurantes, e prepare-se: Muitos restaurantes não trabalham com refrigerante Zero ou light. Ah, e Pepsi aqui é mais vendida do que coca cola. 
Recomendo o Hotel Renaissance Beijing da rede Marriot. Este hotel fica no novo distrito financeiro.Distante aproximadamente 600 mts do metrô e uns 20 minutos de taxi do centro de comércio de marcas famosas (Apple, Nike, Puma ...). Mais uma dica sobre taxis: Eles naõ entendem inglês, mas basta mostrar o nome em chines ou cartão do Hotel. Na hora de pagar, entregue o dinheiro bem trocado, ou em notas pequenas, sempre verificando o valor marcado e o troco. Não aconteceu comigo, mas dizem que eles costumam errar no troco.. parece com Buenos Aires não? rsrs..
Dicas de compras: Seda - Beijing Dong Wu Silk Museum (pura, mescla, etc..); Pérolas de água doce - São diferentes das de mar. Menores e mais ovaladas (e bem mais baratas!), chás medicinais..