Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Alemanha - BERLIM


Alemanha – Dá pra fazer de carro, mas você tem que pensar se vale a pena, por conta da gasolina, pedágios e estacionamentos (a maioria dos hotéis não tem estacionamento próprio, principalmente nas cidades grandes). Indo em grupo, vale a pena, pela divisão do custo. Mas individualmente ou em casal, acho melhor pesar bem os custos. Fiz o seguinte percurso (que abrange as principais zonas do país): Berlim, Hamburg, Bremen, Hanover, Koln, Bonn, Frankfurt, Heildelberg, Freiburg até a Floresta Negra, (Em algum lugar entre Heildelberg e Frieiburg dá pra pegar um barco e passear pelo Rio Reno (muitos castelos nas margens.. e ao final chega-se as quedas (cataratas é muito forte não??); Stuttgart, Neuvechasttein, Munich, Nuremberg, Weimar e Leizpeig.
Bom, vamos lá. Em Berlim, assim que eu cheguei no Aeroporto, fui direto pra Pensão. Paguei 25 Euros (era de madrugada, e eu nem tinha idéia aonde era a tal pensão!! – mas, quando eu já sabia andar por lá, paguei apenas 2,10 Euros pra ir da Pensão direto ao Aeroporto). De lá, parti pro Hauptbanhoff (estação rodoviária) e comprei meu ticket. Ilimitado por um período de tempo. Paguei menos de 200 Euros (com seguro), e ganhei desconto por conta de ser estrangeira (estava Tb com o meu passaporte brasileiro, e consegui assim!). Pergunte bastante! Não se faça de sabe tudo e safo!! É perguntando que você pode saber de promoções, pacotes, dicas.. Ao contrário do que dizem, o povo alemão é extremamente solícito e carinhoso! Principalmente, na região da Baviera. Como andei muito de trem, e distâncias longas, conversei com muitas pessoas.. absorvi um pouco da cultura e acabei falando um pouco de alemão!!! rsrsrs
Berlim - Comecei a Viagem por Berlim. Como disse, as passagens aéreas são baratíssimas. Você pode vir da Suíça direto para Berlim e pagar uns 14 Euros, com taxas. Mais moleza, impossível. Do aeroporto, você pode pegar um tram ou um ônibus para qualquer lugar da cidade. Se você fez o dever de casa, já entrou em contato com o seu hotel, e pediu todas as informações para saber como chegar, vindo do aeroporto. A passagem (em 2008) custava 2,10 Euros (a mais barata na Alemanha).
Chegando ao Hotel, situe-se. Pegue um mapa, e anote todos os possíveis números de Tram e ônibus que te servirão.
Berlim é fácil de visitar! Vc pode dividi-la em 3 zonas de interesse: A zona central, aonde ficam os museus e prédios mais emblemáticos; a zona perto do Zoologico, e zona de genéricos, como eu falo, aonde você encontra os pontos turísticos isolados. Fora do centro, você tem mais dois pontos de interesse: Parcsansoucci (tire um dia pra visitar) e o castelo de Charlottenbourg (faça em uma tarde!)

Vamos começar do começo. Comecemos do Portão de Brandemburgo. Sinceramente, pensei em mais suntuosidade, talvez com parte do muro em volta.. mas não me decepcionei. Antes de cruzar o portão, você pode visitar o grande parque.Tiegarten que era um antigo campo de caça. Lindo passeio que lhe leva até o Neue wache. Famossísimo. Ao lado, o prédio em espiral da prefeitura,a Reichtag, que vale a visita. É gratuita e la´de cima você tem uma linda vista da cidade ao redor, fora que é super diferente você ficar subindo, dando volta, e vendo a cidade se desnudar a sua frente.. lindo mesmo!! Um bom começo! Continue, e desta vez, passe o Portão! Siga em frente. Você pode passear por uma longa alameda, com lindos jardins e prédios, de uma era de fartura. A maioria desses prédios se tornou casas de cultura, ou museus. Você tem tempo? Não perca o Atles Museum (rmuseu real de artes e antiguidades) http://www.smb.museum/smb/sammlungen/details.php?lang=en&objectId=17&n=1&r=2 e o Pergamonmuseum (que tem uma das mais famosas coleções de antiguidade da Europa – O que é muito bem explicado pelas escavações nazistas durante a 2ª guerra - como os ingleses fizeram antes no Egito e na Grécia..). Quando eu fui estava em reformas e a fila da entrada dava volta! Mas, vale a pena. http://www.sacred-destinations.com/germany/berlin-pergamon-museum. A entrada gente, é um luxo só!!!! Arrisco a dizer que é um dos melhores museus da Europa. Custa 8 Euros, mas a bendita carteirinha de Estudantes é super aceita.. metade do preço sempre!! Ao lado, seguindo a lateral do Rio, aos domingos, tem uma feira de livros tipo sebo, muito legal.. (essas feiras acontecem todos os fins de semana pela Europa a fora.. livros novos, usados.. pra quem, como eu, adora livro, é de perder a cabeça..). Comprei livros de arte por apenas 1 Euro.

Você certamente já deve estar chegando na ilha dos museus. Fácil de saber.. você vai ver uma grande ponte, sobre o rio Spree, de onde saem os passeios turísticos de barco (eu fiz, e recomendo!!). De um lado, alguns famosos museus; e de outro lado, a catedral protestante da cidade, a Berliner Dom. Vale a pena a visita. Vá na parte superior Tb.. A vista é linda! Pare e aprecie os afrescos. O Orgão é magnífico. Se ainda tiver pique, ande mais adiante, você dará de cara com a Friedrichswerdersche Kirche (uma grande construção em lajotas de barro. Em seu interior, várias estátuas ficam espalhadas no lugar dos bancos! Uma visita bem diferente. Mais adiante, a Fernschturn, conhecida como a tele aspargo (a forma diz tudo!) – a 2ª estrutura mais alta da Europa. Vc pode subir para uma plataforma panorâmica e aproveitar um café !! Acho que já fizemos muito para um dia.
2º dia. Comece no postdamer platz. Zona comercial de grande interesse mundial. Grandes marcas, grandes industrias, grandes shoppings. Visite o Kulturforum que é um centro cultural. Em frente, fica a filarmônica de Berlim. Perto ainda, está a região de Kreuzberg, aonde está o Checkpoint Charlie – ponto de entrada e saída do Muro de Berlim, e de domínio dos EUA. Virou um grande Museu ao air Livre. Bom passeio. Eles vendem pedaços do muro como lembrancinhas (eu acho que já não é o muro, mas, quem acredita, compra!). Andando pelas redondezas, descobri uma escavação de um antigo depósito da Gestapo. Virou um museu ao ar livre, com fotos e recortes de época. Tinha sido recém liberado ao público! Um achado. Dê uma esticada para a região de Nikolaiviretel. É um bairro beirando o rio Spree aonde tanto turistas e Berlinenses passam suas tardes em meio a cafés e pequenas lojinhas e restaurantes. Bom lugar para ficar de papo pro ar. Pense no passeio de barco hoje.. Acho que me custou menos de 10 Euros.
3º dia. Área do zoologischer garten. Quase todas as linhas de Tram passam por ali. O Zoo fica dentro do Tiegarten e é um dos mais antigos da Europa. Eu sou suspeita pois adoro Zoologicos (claro, aqueles quem dão tratamento adequado aos animais). Lá eles tem um área só dedicada a Gorilas e tem um bom aquário. A grande atração, os Pandas!! Eu nunca tinha visto um de tão perto!! Eu visitei o zoo em menos de meio dia.. mas depende do ritmo de cada um. Saindo do Zoo, do ouro lado da pista, vc acha um shopping com várias opções de compras e alimentação. Mais adiante, a Igreja católica Kaiser Wilhelm-Gedachtniskirche. Ela foi destruída durante a segunda guerra, e só sobrou a torre do sino. Em frente, existe uma sala que documenta a História da igreja e ainda mantem os relevos originais. Em 63 foi construída uma nova igreja (horrorosa) octagonal em vidro azul.

4º Dia. Comece pegando um trem até Postdam e visite Parc Sansoucci. É um complexo palaciano, na realidade, é considerado um dos mais bonitos da Europa (ainda acho o de Viena mais bonito). É formado por um palácio grande, outros pequenos, lindos jardins e pequenas construções ao longo da propriedade.. Leva um tempo pra visitar tudo. O Trem deixa bem perto da entrada do complexo. Não tem como errar. De lá, pegue novamente o trem e vá visitar o Scholss Charlotenburg. Fica em Berlim, e Tb é uma super dica! Um dos mais bonitos da Alemanha e, como todos os complexos, com vários prédios e jardins para serem visitados. Boa pedida pra terminar o passeio por Berlim!
Parcsansoucci – http://www.aviewoncities.com/berlin/sanssoucipark.htm

Charlotenburg - http://www.aviewoncities.com/berlin/charlottenburg.htm

* Estadia – Fiquei numa pensão em Urbanstrasse. Não aconselho, pois é muito espartana. Um quarto com uma cama, uma janela e um armário muito do mixuruca.. e pior: banheiro comum no corredor. Dei sorte que só havia mais uma menina hospedada.. O Banheiro foi a melhor parte do lugar. O atendimento meio difícil, pois a dona mal falava o inglês. Mas foi muito atenciosa. Me recebeu de madrugada, e ainda ficou com a minha mala por todos os dias enquanto fiquei perambulando Alemanha a fora. Por que escolhi a Urban pension? Por que todos os albergues estavam lotados, e o único que me receberia ficava fora da cidade. Melhor não arriscar. Essa pensão ficava a menos de 20 minutos de ônibus da Postdamer Platz, e circulava por quase todos os pontos de interesse. No fim, até que valeu a pena. Ah, paguei 30 euros por dia, sem café da manhã.
* Alimentação – Comia em qualquer restaurantezinho que tinha um preço que valesse a pena. Mas, achei um purê de batata com molho madeira no Kentucky Fried Chicken que me salvava a vida!! E custava 2 Euros!! Cansei de comprar e levar pra pensão.. quentinho com gosto de mamãe! Rsrsrs. Em frente ao Zoologico tem um shopping com várias opções de comida. Na rua mesmo, só tinha coragem de comer as wursts (Linguiças). As comidas mais comuns são os kebabs (churrasquinho grego), as salsichas, yakisobas (acreditem!!!) e cones com batatas fritas. Ningúem morre de fome comendo nas barraquinhas, e pagasse muito pouco. Comidas em pequenos restaurantes, costumavam custar uma base de 15, 20 euros. Questão de orçamento. Mac Donalds e Burger king é padrão em todos os lugares. Mesmo preço, mesmo cardápio. Uma refeição custava uma média de 6, 7 Euros. Praticamente mesmo preço que aqui no Brasil.
* Lembranças – Perto da área do zoológico você encontra muitas lojas de lembranças.. Dicas: Camisas são excelentes!! Custam menos de 10 Euros, e são de ótima qualidade. Na realidade, tudo o que você compra em lojinhas (camelô não, lojinhas) são fiscalizadas e por isso, apresentam uma qualidade razoável. Vc encontra óculos, bijouxs, camisas, casacos.. tudo genérico, claro, mas bons. Livros? Compre nas ferinhas perto do Rio Spree, na ilha dos museus, aos domingos. Artigos de Luxo? Procure nos shoppings (perto de Postdamer platz tem muito comércio de alto nível). No próprio Hauptbanhoff (estação de trem) tem um comércio de qualidade! Comprei artigos da Body shop lá. (em toda Alemanha, os banhoffs maiores tem um comércio legal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário