Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Vistos - Dicas para conseguir os vistos nos diversos consulados:
CHINA
Se você está no Rio de Janeiro, basta acessar o site do consulado http://riodejaneiro.china-consulate.org/ e procurar a sessão de vistos para estrangeiros. Lá você encontrará a página do formulário e qual a documentação necessária para conseguir o visto. Identifique a sua necessidade (estudo, turismo, trabalho), e junte toda a informação que achar útil: Nome, endereço e telefone dos hoteis (sim.. me pediram isso!), dados do seguro saúde.. enfim! Depois, leve tudo ao Consulado (fica em Botafogo) e só depois de dar entrada, você vai recolher o valor escolhido, de taxa consular. Ao retirar o passaporte vistado (isso uns 3 dias úteis após) basta levar o pagamento (lembre-se! o depósito deve ser feito na boca do caixa, em dinheiro! Nada de transferência ou doc!!). Sugestão: Vá com tempo e paciência.. um pouco confuso e barulhento.
INDIA
Para quem está no Rio de Janeiro: Acesse o site do consulado www.indiaconsulate.org.br/ e consulte a sessão de vistos. Preencha o formulário e recolha o valor de taxa consular na qual você se encaixa. Ah, junto com a taxa, lembre-se de depositar também o valor de R$ 35,00 (2012) referente a devolução do passaporte via sedex. Sim! Você terá que enviar o seu precioso passaporte por sedex para o Consulado em São Paulo!! Medinho! rs
Medinho infundado, pois ele vem rapidamente, quase no mesmo prazo se eu fosse retira-lo em qualquer consulado aqui do Rio de Janeiro.
NEPAL
Para os estrangeiros (com exceção de poucos países - nenhum da comunidade européia e nós do Brasil também ficamos de fora) basta pagar uma taxa de $25,00 no desembarque internacional do aeroporto de Khatmandu. Visto válido por 3 meses.
TURQUIA
Esse favorece os brasileiros. Não precisamos de viso! UHU!! Quem é europeu (ou tem e está viajando com o passaporte da comunidade européia) deve pagar uma taxa de 26,00 Euros no desembarque. Há filas específicas para cada grupo.