Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

domingo, 24 de abril de 2016

ESPANHA - SANTIAGO DE COMPOSTELA

Santiago de Compostela - Galicia - Espanha



Vou falar da minha querida Santiago.. Localizada quase no centro da Unidade Autônoma da Galicia, considerada o Pulmão da Espanha. Realmente, uma cidade medieval, situada entre montes verdes e prados cheios de plantações de trigo, cevada, milho ou de gado do páis. A Galicia alimenta a Espanha, e Santiago de Compostela, alimenta a alma dos milhares de peregrinos que percorrem as mais diversas rotas de peregrinação para chegar em sua magnífica Catedral dedicada ao Santo de mesmo nome. As rotas podem sair de Roma, Alemanha, França (a mais comum), Portugal.. Quem a percorre, enfrenta uma média de 20 dias de caminhada (também pode ser feita á cavalo ou em bicicleta, para ser reconhecida como oficial e receber o certificado no final), dormindo em pousadas bem rústicas, e comendo comidas frugais e típicas ao longo do caminho, que passa por fazendas, montes, ladeiras  ingremes, muita chuva, muito sol.. 
Mas, o que interessa é chegar a famosa Plaza del Obradoiro, aonde a icônica Catedral está localizada. Nesta Praça, além da Catedral, temos também o famoso Hostal de Los Reyes Catolicos. Antigamente, ele servia de apoio aos peregrinos.. mas agora é um hotel 5 estrelas, que acolhe chefes de estado e pessoas abastadas que visitam a cidade. 


Reza a lenda que, um camponês avistou uma estrela cadente que abriu um buraco em meio a um descampado. Quando ele se acercou, se deparou com uma urna com os restos mortais do Santo Tiago Menor, ou Santiago. Então, o lugar passou a ser chamado de Santiago del Campo de la Estrella, ou Santiago de  Compostela.

Chegar a Santiago de Compostela é muito fácil. Saindo do Rio de Janeiro, há voos diários da Ibéria que vão até Madrid. De lá, a Ibéria tem de tres a quatro voos tipo ponte aérea para a cidade, cujo aeroporto, recém modernizado e muito adequado a grande quantidade de voos que atualmente chegam a cidade, de Lavacolla.
Do Aeroporto até o centro da cidade leva-se algo em torno de 20 minutos, pela autopista. Você pode alugar um carro ou ir de ônibus. Detalhe: O carro é proibido na cidade velha, mas ao redor, deve haver uns tres estacionamentos públicos, todos subterraneos, que lhe permitem visitara cidade e ruas adjacentes sem muito problema. O unico porém é que estes estacionamentos são caros e devem ser pagos em caixas automâticos. 



Qualquer entrada da cidade velha lhe leva a Plaza del Obradoiro. Basta seguir o fluxo e as setas indicativas.. mas passear por suas ruas estreitas e de pedra são uma outra atração a parte. O comércio basicamente se restringe a souvenirs e alimentação, mas, as boas lojas de alpaca (ou a prata do país, como é conhecida) e lojas de cerâmica tradicionais também atraem os moradores da região). Percorra seus labirintos e entre nos diversos bares para tomar um Ginebra (Gim) ou a cerveja artesanal da região, Peregrina. Também há  Estrella Galiza, mas é industrializada. Ao comprar uma bebida, sempre é servido uma tapa, ou aperitivo. Pode ser um pedaço de empanada, um pouco de Jamón serrano, um pouco de fabada, ou apenas um pedaço de tortilla de patatas. O fato é que, sempre, você terá algo na sua mesa para acompanhar a bebida.. Em dias festivos, esse acompanhamento geralmente é uma comida típica.       

Santiago também é famosa por sua Universidade, que atrai jovens de todo o país. Mais famosa pelas áreas de Medicina e de Administração, ela torna a cidade festiva e movimentada todo o ano. Esta população flutante se concentra no entorno da cidade velha, a chamada Santiago moderna, que cresce assombrosamente a cada ano.. Além de ter seu aeroporto reformulado, Santiago também ganhou um Museu da Cultura, um Shopping Center e novas autopistas. A cidade que antes era fácil de percorrer, agora é complicada e com novas rotas para carros e ônibus. Mas, pra quem chega para visitar a Catedral, o caminho será sempre o mesmo.     
A parte velha da cidade pode ser visitada em um dia, mesmo se considerarmos o tempo gasto nos Museus da Catedral. Mas eu gastaria pelo menos 2 dias, para conhecer a história das diversas construções, visitar o Museu de Tapeçarias e se der sorte, visitar o terraço da Catedral que tem uma vista espetacular. Também podemos visitar o Colegiado, o Convento de Santa Maria, a Plaza da Quintana, a Plaza dos Cavallos e é claro, a Alameda: Um parque urbano que nos deslumbra ao permitir vistas maravilhosas da Catedral e de sua cidade. Agora ficou mais atrativa com paisagismos diferenciados e atrações noturnas (eu mesmo já assisti uma banda de música brasileira). A cidade também tem seu mercado muncipal, o mercado de Abastos. No Brasil, não se permite entrar com comida vinda de fora (eles tem um olho especial para os voos vindos de Portugal/Espanha e Italia).. mas aproveite para provar o famoso Queijo Teta (pelo formato), a revilla (um tipo de salame típico) e o chourizo (uma linguiça apimentada). Dependendo de quando você viaje, você pode experimentar os pratos tipicos da época.. Dia de San Pedro, Callos; Dia de San Juan, Sardiñas; Entroido ou Carnaval, Lacón con Grelos (barriga de porco com batatas e um tipo de couve amarga), Santiago de Compostela, a famosa Tarta de Santiago feita de amendoas. Mas fora de temporada, a comida é maravilhosa, e se come sempre com fartura e geralmente por preços justos. Como a cidade está perto do mar, muito marisco, peixe, sem esquecer das famosas tortillas, empanadas (recheios para todos os gostos, o que deixam os tradicionalistas de cabelo em pé) e as parrilladas (detalhe: Só de costelas, com chorizo).
Qual a comida mais típica de Santiago? Com certeza o polvo, ou pulpo da feira. Fervido e temperado somente com Pimentón (tempero típico) e azeite extra. Você come em feiras (dai o numero) e em restaurantes refinados. Um tiro certeiro!!! 
Outro prato típico, mas, não tão accessível,, são as vieiras: Geralmente são gratinadas e servidas em suas conchas, que são as conchas características do Santo - Coquilles Saint Jacques ou Scallops. (repare que a concha está no cajado do santo).
                
 Estadia:
http://www.santiagoturismo.com/monumentos/hostal-dos-reis-catolicos
http://www.sanmartinpinario.eu/
http://www.granhotellosabetos.com/

Comer:
http://www.minube.com/rincon/el-gato-negro-a545111
http://bodeguilladesanroque.com/
https://11870.com/pro/meson-do-pulpo