Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

domingo, 20 de março de 2016

LUXEMBURGO




L U X E M B U R G O



Peguei um trem saindo de Amsterdam, direto para Bruxelas. Como sempre, chegando na estação, fui no centro de informações a turistas pra saber como chegar no Albergue. Olha.. foi difícil! O Albergue ficava no subúrbio, no meio de um bairro muçulmano. Nada contra, mas, é um espécie de gueto. Tudo muito sujo, muita gente desempregada.. Na saída do metrô, conversei com uns estudantes, e eles me disseram que eu estava na direção certa, mas pra ter cuidado com o ambiente. Fui num pé só!!! 

Olha.. o albergue é bom, tem metrô pra todos os lugares.. mas não voltaria pra lá. Conheci uma  gaúcha que foi roubada na porta do albergue um dia antes. Tá certo, ela deu mole.. tava com a doleira na mochila, assim como maquina fotográfica e coisa e tal.. Não podíamos esperar boa coisa disso. Enfim.. deu tudo certo! Passei 3 noites lá e sai inteira! RsrsCheguei quase a noite. Como senti que o ambiente não era seguro para se andar neste horário, resolvi ficar no Albergue e esperar sair cedo pela manhã. Acordei, nem tomei café e fui direto a estação de trem pegar uma conexão para Luxemburgo. São três horas de trem pra ir, e outras três para voltar. E vou dizer.. tive a infelicidade de ter quase todos os prédios importantes fechados para reforma!! Só pude visitar a Catedral. Do resto, só o belos parques, e as fachadas. 


Luxemburgo é lindo e pitoresco.
 Mas, realmente, a visita ficou capenga. Primeiro por que você tem que subir um tantão pra chegar na área do castelo (a cidade velha, que fica lá no alto). Depois que você dá uma voltinha (isso mesmo.. Luxemburgo é do tamanho de uma ervilha), você tem que descer, e, a melhor pedida é descer pelas casamatas. São construções na rocha, com redes subterrâneas que serviram de abrigo para os soldados durante a guerra. Por infelicidade minha, as casamatas Também estavam em reforma!! Mas, valeu o passeio, pois, elas ficam bem no vale.. descendo do castelo. Existem duas casamatas.. mas uma só está aberta a visitação.

Para visitar, o Palácio Gran ducal e a Catedral de Notre Dame. E, passe o dia andando pelas ruazinhas do grão ducado. Tudo muito calmo e organizado. A paisagem de quem sobe ou desce para a estação de trem é de perder o fôlego. Quanto a compras, não posso dar muitas dicas, pois fui num domingo, então, a maioria das lojas estava fechada. Mas, perto da Estação, ainda dá pra comprar algum souvenir. Fiquei só nos postais mesmo. Na praça central, perto do castelo dá pra comer bem, com várias opções, de Mac Donald´s a pratos sofisticados.

** Deuscht Bahn (DB ** Compre o passe por dias, para dentro da Alemanha, e os passes conjugados para ir aos países baixos. Se você comprovar que é estudante ou turista de fora da comunidade Européia, o desconto é maior.