Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Galícia parte 1 - A Coruña

Galicia.. ah, minha linda e mística galícia. Sou suspeita pra falar, por que tenho minhas origens neste lindo lugar, mas, a cada nova visita, eu descubro um novo lugar, um novo restaurante, uma nova ruína, uma nova igreja que remonta do século XVI... sempre algo novo pula na nossa frente. E, também puxando a sardinha novamente para o meu lado, o povo é hospitaleiro, simpático e sempre disponível para ajudar o turista. Tudo é bem sinalizado, e é fácil andar de um lado para o outro sem muita confusão. 
Chegar na Galícia é facil. Basta chegar em Madrid e pegar uma conexão para Santiago de Compostela ou para A Coruña. Basicamente, o turista aluga um carro.. mas também o deslocamento pode ser feito por ônibus de linha ou mesmo trem. 

Hoje,  o dia é da cidade de A Coruña, ou em gallego, La Coruña. 

A Cidade é portuária, recebendo vários navios de turismo que percorrem toda a costa sudeste da Espanha, seguindo até Portugal. Seu maior símbolo é a Torre de Hércules, com vistas incríveis da costa bravia da região.
Por ser costeira, ela foi invadida por vários povos, mas na maioria das vezes, conseguiu repelir seus invasores.
Comecemos falando sobre a Torre de Hércules, a marca da cidade. Ela data do século II e é o mais antigo farol romano em funcionamento do mundo. Muitas lendas contam sua história. A mais conhecida conta que Hércules, perseguiu o Gigante Gerião até a Galicia e, depois de derrota-lo em combate, enterrou sua cabeça aonde hoje se encontra a Torre. Outra lenda é irlandesa e conta que Breogán, lider do mítico povo milesiano, construiu a torre, de onde, diziam, avistavam sua terra natal. Isso pode explicar a cultura celta, muito importante na Galicia. Você pode visitar todo o entorno da Torre (gratís) e conhecer seu interior e ver toda a vista lá de cima, por 5 Euros. Mas, já adianto que é uma subida puxada, e venta pra caramba!!!!



Na Cidade há diversão para toda a família. Ruas apertadas que remontam á cidade antiga, o novo passeio marítimo, restaurantes com a comida típica e outros mais gourmet, bares com tapas, Museus.. Falemos de um super conjunto de museus que a cidade tem dedicada a ciência e artes: Aquarium Finisterre, a Casa de Ciências (onde há um planetário), o Domus (a Casa do Homem) e o Museu de Belas Artes. Adianto que, de todos, se você tiver que escolher um, escolha o Aquário. Pequeno mas bem estruturado. 



No centro histórico medieval encontra-se a Plaza de Maria Pita, rodeada por varias ruas estreitas. Nesta praça encontra-se a Estátua de Maria Pita, a mulher que no Século XVI avisou a cidade de uma provável invasão de Sir Francis Drake, famoso Pirata Inglês.


Terraced buildings on Maria Pita plaza


Seguindo o Passeio marítimo, chega-se a Praia de Riazor, famosa a ponto de ser chamada de Copacabana da Galícia. Conta com banheiros, duchas, aluguel de espreguiçadeiras, socorristas, acesso para cadeirantes, estacionamento, quiosques e bares com decks. Os museus citados encontram-se todos pelo passeio marítimo, inclusive o forte de San Antón se encontra num extremo e em outro extremo, pra quem é aficcionado, o Campo de Futebol do La Coruña.