Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Foz do Iguaçu - Parque das Cataratas

Well, well.. uma vergonha admitir que, apesar de eu ter visitado quase toda a Europa, e já até ter arriscado visitar o Oriente, conheço muito pouco (muito pouco mesmo!) do nosso país. Sempre achei que teria tempo para visitar mais cidades de nossa terra, quando estivesse mais velha.. mas por que não aproveitar fins de semanas ou feriados mais prolongados? Ainda mais em épocas de dollar alto. Nesta época, é fácil encontrar pacotes com estadia e parte aérea por preços inacreditáveis! Então, podendo, por que não aproveitar.
No Paraná, na fronteira com a Argentina e o Paraguay, encontra-se a cidade de Foz do Iguaçu. Esse nome, claro, deve-se as famosas cataratas localizadas na fronteira com Argentina, na cidade de Iguazu.
As cataratas estão á uma distância de aproximadamente 30 minutos do centro da cidade. O complexo é muito bem organizado e sinalizado. Chegando lá, de shutlle, ônibus de carreira ou carro particular, o visitante passa a fazer a visita com o transporte próprio do lugar, movido a energia elétrica (ecofriendly). 
Na bilheteria, você escolhe quais passeios quer fazer, baseado no tempo disponível e claro, no budget de cada um (rs). O passeio básico é apenas para as Cataratas - você desce na última parada, e faz uma trilha de aproximadamente 1km (passa rápido demais!!) em caminhos sinuosos com vários paradores para você admirar os diversos ângulos das quedas dágua. E sinceramente, cada parador, um flash, por que o visual sempre impressiona!! No final, passamos para a passarela da Garganta do Diabo, a parte mais próxima das quedas. Cuidado: Molhar é regra, e não tem como fugir dessa roubada, a não ser se você não quiser ver de perto essa maravilha!! Capa de chuva ajuda? Sim, mas você sai molhado do mesmo jeito.. mas de alma lavada!!
O passeio completo inclui o Parque das Aves (você fica antes da entrada principal do Parque das Cataratas e passeia por um imenso viveiro de aves nativas do nosso país, com araras, papagaios, tucanos..). Um passeio legal, mas no meu caso até dispensável. Retornando ao Parque, você tem mais dois passeios antes das quedas dágua: A trilha do Parque, que é pra quem está acostumado.. você percorre uma boa extensão do parque até chegar a ultima parada do ônibus em trilhas que se embrenham no mato. Se do ônibus conseguimos ver pacas e tucanos, imagine andando no meio do mato? Ah sim.. sagui a gente encontra aos montes, mas são anti-sociais e mordem mesmo! Cuidado.
O passeio mais incrível é a experiência Macuco. Você vai por uma trilha até a base do Rio. De lá, pega um bote (tipo de rafting) e segue em direção as quedas, na Garganta do Diabo. Adrenalina a mil, lembre que só levando go pro ou capas impermeáveis para o seu celular garantem a integridade dos mesmos.
Dica: Comprem os ingressos das atrações pelo site antecipadamente. A fila da compra na hora é imensa!!!! Só ali, vc pode gastar até 40 minutos! Existe uma bilheteria própria para compras on line.
http://www.cataratasdoiguacu.com.br/
Só para constar: Existe um passeio feito nas Cataratas do lado Argentino. Dizem que não é tão bonito nem tão emocionante. Se você ficar mais de 4 dias na cidade, valeria a pena dar um pulinho e visitar.