Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

domingo, 27 de novembro de 2011

LANZAROTE - ILHAS DE GRAN CANARIAS
Ilha de Lanzarote, parte do grupo de ilhas de Gran Canárias junto com Puerto Ventura e Graciosa. Muito procurada pelos Turistas de 3a idade da Espanha, e de turistas dos países como Alemanha, Irlanda, Inglaterra e Holanda. Na realidade, os Bávaros dominam a ilha.. é muito alemão rosado andando pra lá e pra cá.. rsrs.
Beatriz Playa
Distante 3 horas do continente, quando vc chega no aeroporto já tem noção do quão interiorana é a ilha. O que é bom!! Muito que ver em termos de natureza, e muito o que aproveitar em termos de ócio em uma ilha balneário. Quem vai a Lanzarote geralmente fica em hoteis spas na beira da praia, ou no máximo, em casas alugadas, tb pertinho da praia, localizadas em condominios com boa infraestrutura. Em termos de alimentação/diversão, a maioria fica nos próprios complexos hoteleiros ou nos pequenos shopping bisextos que encontramos na ilha. Burburinho mesmo, só na Praia del Carmen, ou perto do Porto. Achei legal tb que há vários bares temáticos, para cada tipo de nacionalidade. Pubs Irlandeses, cantinas para os italianos e assim em diante.
Os complexos hoteleiros são um capítulo a parte. Vc não precisa sair pra nada. Se quiser dar um pulinho na praia, saia no portão dos fundos e atravesse o calçadão. Senão, vc tem 3 piscinas, sauna, spas, eventos noturnos, recreadores... Eu recomendo o Beatriz Playas y spa que fica na praia del Carmen. Só pra andar dentro do Hotel tem que ter muito senso de direção, pois é imenso e cheio de micro ambientes.. pra eu aprender como chegar no restaurante, apanhei um pouco. E o quarto? Gente, um apartamento.. um super banheiro, uma varanda decorada com a planta nacional, a aloe vera ou babosa, e um salão imenso. Vc não ouve confusão, barulho, nada. Pra quem quiser espairecer, vale super a pena.
Descendo e se surpreendendo
Quanto ao que fazer. Bom, a ilha é vulcânica, então tudo gira deste tema, e do arquiteto que tornou a vida charmosa na ilha: Cezar Manrique. No proprio hotel lhe oferecem vários passeios diurnos para conhecer os lugares mais famosos, mas, como a ilha é razoavelmente pequena, pode-se alugar um carro e passear a seu prazer. Só que detalhe: Em alguns lugares, a entrada do carro não é permitida, como no parque nacional do Timanfaya (vulcão). Só ônibus pré cadastrados podem fazer o roteiro dentro do parque.
Dentre estes pacotes, eu fiz 3: Rota verde - Passeio pelas borbulhas naturais feitas pela errupção do vulcão. Na primeira borbulha, vc desce a mais de 200 mts abaixo da terra por um caminho natural deixado por um bolha de ar quando da passagem da lava em direção ao mar. Pra quem tem claustrofobia, péssimo negócio. Mas é um passeio interessante pelos diferentes desenhos que a lava fez dentro da terra. Dizem que, o tal buraco vai até o mar.. Mas voltamos antes.. rsrs. A 2a borbulha já te deixa de boca aberta pela primeira vez. Este arquiteto nativo, Manrique, aproveitou um lago que se formou dentro de uma bolha e fez um lugar de ócio, com restaurante e clube. Começando a descer, vc começa a ver ao longe o detalhe do trabalho maravilhoso deste arquiteto. Ele fez dentro de um buraco, inóspito, sem muito o que ser trabalhado, um verdadeiro club com piscina, restaurantes e lojinhas.. O bom gosto e a maneira com a qual ele aproveita o proprio desenho da bolha vulcânica supreendem.

Simbolo do Timanfaya

Rota do Fogo - Hoje é dia de conhecer o verdadeiro causador de tanta aridez nesta ilha: O vulcão Timanfaya. Ele fica situado em um parque nacional, que só pode ser visitado pelos ônibus cadastrados. As estradas estreitas dão medo!! O motorista é um herói. E quando encontramos um ônibus vindo no lado contrário, dá pra sentir o medo dentro do veículo.. rsrs. Antes de começar este passeio incrível, fazemos um passeio de turista: Andar de camelos pelas cinzas do vulcão. Ah gente.. fala sério.. bem legal. Venta muito, mas vale a pena. Os bichos são dóceis e andamos em grupo. Nada demais, mas, é mais um experiência na nossa bagagem d viajantes.. rs. Seguindo a rota, vamos para perto do mar, aonde a lava chegou com violência, formando buracos aonde as ondas batem com violência. Lindo de ver a espuma subindo e encontrando em cheio os turistas incautos.. hehe. Seguindo, vamos em um recuado com uma lagoa que fica em uma praia!! Disseram que ali foi filmada uma cena do filme trash Viagem ao Fundo da Terra.. E, sem querer ser taxada de velha, acho que até lembro.. não era com a Rachel Welsh? Pra finalizar este passeio, vamos a um restaurante idealizado tb por Cezar Manrique. Ali, vc tem demonstrações da atual atividade do vulcão e dos rios de lava subterrâneos. Os recreadores colocam quadrados de feno em um buraco que em minutos, pega fogo; em outro buraco, jogam água que também em segundos, espirram tal qual geisers. Impressionante mesmo! Depois, pra relaxar, no terraço do restaurante, podemos ver a ilha mais próxima, a de Graciosa. - esta ilha pode ser visitada, programa de dia inteiro. Mas já aviso que é a ilha da farofa. Quem vai pra lá, vai com farnel e tudo mais, pois além de não poder voltar antes do fim do dia, o lugar é deprovido de muitos restaurantes ou uma infraestrutura mais turística. 
Camelos no Timanfaya

O ultimo passeio que fui foi de meio dia. Fui visitar a casa - museu de Cezar Manrique.. claro! O cara e um mito e fez maravilhas com a lava do vulcão. E não me arrependi: A casa tb foi feita dentro de uma bolha do vulcão. Ele aproveita as aberturas no teto para que a iluminação entre na casa e aproveita os desenhos formados pela lava para fazer assentos, armários, etc.. O cara realmente era criativo demais! Dali, um programa mais prosaico.. a feira da ilha. Compras baratas para souvenirs ou para um lanchinho com comidinhas tipicas. O visual é bem característico das cidades de interior: A Feira fica ao redor da praça da Igreja e se espalha pela região. Boa visita.
Vc gosta de mergulhar, velejar ou surfar? Vá a regiao do porto e aproveite pois Lanzarote, assim como a vizinha Fuerteventura são ideias para estes esportes. Vc é consumista? Indo em direção ao porto tb vc encontra shoppings com lojas famosas, tipo a Mango. Preços em conta!
A melhor época de ir é claro nos meses de Maio, Junho e Julho. Mas eu fui em Março (ainda frio na península) e não me arrependi. Manhãs e noites de um friozinho que lhe obriga a usar um casaquinho, e dias de muito calor. 
O aeroporto não tem muita infraestrutura, então é chegar, entregar a mala e partir para a viagem. Ali mesmo vc pode alugar o seu carro, mas, a maioria dos hoteis tem shuttles que podem fazer os transfers in e out. 








                                                

TOMADAS - UM PROBLEMA PARA O VIAJANTE

Como não ter problema com tomadas (materia publicada pelo Jornal o Dia) Cada país se acha no direito de inventar a própria tomada e, com isso, criar o caos Rio - A criatividade do ser humano parece ser infinita. Infelizmente, até para produzir coisas simples e que deveriam ser padronizadas em um mundo globalizado. Quem nunca chegou ao hotel à noite, durante aquela tão planejada viagem, precisando carregar o celular, o laptop ou a bateria da câmera digital e teve uma desagradável surpresa? O fato é que cada país, com representação diplomática na ONU ou filiado à Fifa, se considera no direito de inventar a própria tomada. Em muitos lugares, já é possível comprar os chamados adaptadores universais. Mas, na verdade, eles só servem para cinco ou seis tipos mais comuns de tomadas. E, mesmo assim, dão problema com uma frequência acima do aceitável. Por isso, é sempre bom consultar, antes de viajar, quais os tipos de plugues e voltagens dos países que planeja visitar. Principalmente porque nem sempre os hotéis dispõem de adaptadores suficientes para todos os hóspedes — o que pode ser bem inconveniente. Os ingleses, por exemplo, gostam mesmo de ser diferentes! A tomada, com três pinos chatos e grossos, foge de todos os padrões. Além disso, a voltagem é 240v, e não 110v ou 220v, como no Brasil, ou 220 como na Europa. Logo, para ligar aparelhos elétricos na Inglaterra você vai precisar de um adaptador especial para a tomada caso seu produto não seja bivolt. Hoje em dia, a maioria dos aparelhos funciona na Inglaterra, mas secadores de cabelo podem queimar se ligados em tomadas de 240v. Existe um site — em inglês — que reuniu os tipos de tomadas e voltagens existentes em todos os países. Uma pesquisa pode ser muito útil antes de embarcar e evitar aquela dor de cabeça desnecessária: www.traveloasis.com/world-electric-guide.html. Eu comprei um adptador universal, que aceita diversos tipos de encaixe e tomadas. É um pouco grande para um mochileiro, mas é o que podemos levar para não nos aborrecer. Na Europa em geral, não é necessário, mas Inglaterra, já temos um problema. Asia, tudo diferente.. O Adaptador custa aproximadamente 50 reais e você está resguardado pra sempre.

COMO EVITAR GOLPISTAS

COMO SE LIVRAR DE GOLPISTAS NO EXTERIOR (matéria publicada no O Dia - 27-11-2011) Como se livrar dos golpistas no exterior Na Europa, a arte de explorar os viajantes é bem desenvolvida. Cuidado com golpes Rio - Ao viajar, as pessoas querem relaxar e se divertir. Mas é preciso lembrar que se está em um ambiente novo e que os turistas são alvos daqueles espertinhos que buscam vítimas para aplicar algum tipo de golpe. Na Europa, a violência é mínima, mas a arte de explorar os viajantes é desenvolvida. Em Paris, o golpe mais comum é feito por mulheres bem vestidas. Elas se aproveitam de turistas distraídos, se abaixam no chão e fingem achar um lindo anel. Falando em inglês, educadamente elas perguntam se o turista teria perdido aquela joia. E a conversa continua até ela tentar lhe vender aquela peça de ‘ouro’ sem dono — que, na verdade, não passa de bijuteria — por uns 20 ou 30 euros... Ainda em Paris, nas escadarias da Igreja do Sagrado Coração, vendedores ambulantes cercam os turistas e tentam amarrar fitinhas em seus pulsos, alegando que são para ajudar o templo. Se eles conseguirem, o viajante vai precisar pagar por elas. Seja grosseiro e vá embora. Caso contrário, eles não vão largar do seu pé. Batedores de carteira estão sempre circulando pelos mais movimentados pontos turísticos. Em Barcelona, é muito comum o turista ser abordado por uma pessoa que quer assinaturas para apoiar uma ‘causa nobre’. Ela não quer dinheiro, apenas que você faça parte de um abaixo-assinado para construir um mundo melhor! O problema é que enquanto ela distrai o viajante, um comparsa aparece e leva alguma coisa sem o turista perceber. Em Roma, mulheres atacam no Metrô, e usam até crianças de colo. Enquanto uma entra no vagão cheio e busca ajuda dos turistas para se acomodar, a outra rapidamente tenta enfiar a mão nos bolsos dos casacos para pegar dinheiro. Na Argentina, muito cuidado com os taxistas. As corridas de táxi são baratas, por isso sempre tenha alguns trocados para pagá-las. Evite dar ao motorista uma cédula de 100 pesos porque eles trocam a nota verdadeira por uma falsa e devolvem falando que aquela cédula é falsa e não podem aceitá-la. .