Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Siem Reap - Camboja

Siem Reap
O complexo de Angkor é o lugar de maior relevância que deve ser visitado em Siem Reap. Pra quem conhece um pouco de história, sabe que esse complexo abriga o que seria uma potência mundial na sua época, sede do Império KHMER, período que compreendeu o século IX ao XV.  Nest complexo, podemos visitar Angkor Wat, Angkor Thom e Bayon, por exemplo. Podemos gastar mais de um dia visitando todos os templos e ruínas, mas é uma tarefa bem difícil!

Com aproximadamente 400 km2 de extensão, surpreende os visitantes pela imponência de suas ruínas, com influências da arquitetura hinduísta. Algumas, sendo restauradas. No complexo, podemos ver não só as estruturas para uso do império e corte, como também reservas de agua e áreas urbanas comuns. Está situada em um parque que é desabitado, com alguns poucos casebres em seu entorno. 

Vamos começar com Angkor Wat, o menor deles (menor em extensão, mas, acho que o que tem mais detalhes). Chegue se possível antes do amanhacer.. é um deslumbramento! Sente-se perto da beirinha do lago, cheio de lótus, e veja o sol brincando e fazendo sombras no horizonte do templo. Lindo demais. Cuidado, por que vive sempre lotado, e as pessoas realmente não tem muita noção.. se forem chineses então, empurram mesmo, e, o lugar é cheio de pedras lisas devido a passagem do tempo. 

A cidade é conhecida como a Cidade templo, e foi construida sobre um pântano, sustentada por galerias subterraneas. (no mapa acima você vai ver o fosso que a rodeia). Pensada inicialmente para ser a ultima morada do Rei, acabou sendo utilizada como centro urbano, e com o declínio do império, abandonada, e só depois de alguns séculos, redescoberta pelos turistas e considerada pela UNESCO patrimônio da humanidade.
Tenha um principal carinho em observar os detalhes.. afrescos de bailarinas, guerreiros e cenas de guerra, que contam várias histórias de conquistas e derrotas de inimios.

Cuidado com escadas e passagens irregulares. Novamente aviso que o perigo de queda é presente.. pedras lisas, irregulares e alguns lugares com madeiras já meio podres. Nada tira sua beleza, mas cuidado ao parar para tirar fotos.



Dentro do complexo, outra parada obrigatória é Ta Prohm. Esta é a menina dos olhos de todos os visitantes.. 
Este templo, construido em estilo Bayon é famoso por suas árvores que crescem abraçando as pedras do lugar. Incrível e inesperado!!! A impressão é que a Floresta está abraçando o templo.. um espírito de Indiana Jones toma conta de nós, óbvio!!! 
Impressionante de verdade.. você fica embasbacado com essa arquitetura diferente, ao mesmo tempo que sente que a natureza quer voltar e tomar conta do seu espaço novamente.. O Templo em si, internamente, não tem muito que ser visto.. na realidade, a maioria dos salões é muito escuro ou não podem ser visitados, pois alguns já desmoronaram e outros realmente não tem nem entrada, pois foram obstruídas com as raízes.
Ainda com disposição? É bom que tenha..agora que tal visitar Bayon, com seus Budhas que riem? Um lugar lindo e mágico.. se você for a algum show tipico, que narra a história da região, com certeza, os Budhas estarão presentes.

São 54 torres com um total de 214 figura sorridentes.

Depois de subir e descer, andar e descansar (quase nada), vamos em direção a Banteay Srei ou templo das borboletas. Este templo é considerado por muitos a cereja do bolo de todo complexo de Angkor: significa Cidadela de Mulheres, e por seu entalhe fino e delicado, realmente, acredita-se ter sido construido ou decorado por mulheres. O tom das pedras também é diferente.
Dali, seguimos para Batong, considerada a saída do complexo. Dedicada o Deus Shiva, um templo com estilo piramidal e cheio de escadas e torres. Take your time! Muito que ver e observar.. sente numa pedra e veja o entra e sai dos turistas.. imagine como era viver ali há séculos atrás.. veja o balé das borboletas ou os pássaros voando baixo. As vezes, um macaco é capaz de passar por perto.

O Complexo ainda tem outras ruínas, e em cada cantinho há uma surpresa. Ainda no final, temos o terrao dos elefantes, com vários entalhes (de elefantes, claro) e mais templos..

Como o complexo é localizado no meio de uma floresta, com um lago e um fosso, é um lugar maravilhoso para passeios a pé ou de bicicleta. Eu fiquei muito tocada pela quantidade de moradores que iam a beira do lago no final do dia, comer um lanche ou simplesmente, aproveitar o por do sol na vista do horizonte do complexo. Bonito de ver.. um lugar incrível e surpreendente a cada esquina. 
Para entrar no complexo é necessário a compra de ingressos para o dia, para dois dias ou três dias. veja no site maiores informações: http://www.autoriteapsara.org/en/apsara/tourism/visitor_info/angkor_%20pass.html
Se você já tem tudo organizado numa excursão, ok. Mas, no próprio hotel, pode-se pagar uma média de 5 dollares para ida e volta ao templo. Na maioria das vezes, o tuk tuk fica esperando a visita a cada templo e não tem tempo estipulado para o passeio. Mas, combine tudo antes! O combinado não sai caro.


A cidade é pequena, mas cativante. As pessoas são simpáticas, solícitas e tudo é muito barato!!! Você pode assistir shows de danças típicas grátis,fazer massagens, comprar souvenirs (incluindo vinho de arroz com serpentes dentro da garrafa!) e comer bem (desde que você saiba o que está pedindo, claro!) na Market Street. Parece muito com ruas do Nepal ou da India.. muita poeira, terra por cima do asfalto e comércio trepado um em cima do outro.



O ideal seria passar três dias no local.. dois dias para o complexo (no mínimo) e outro para aproveitar a cidade (geralmente, os hoteis tem spa, então, como a andança cansa e faz calor, até que é uma boa pedida).

Detalhe: Sempre use roupas abaixo do joelho e camisas de manga longa. Não faça como os americanos que vão de bermudas e camisetas.. temos que mostrar um pouco de respeito pela religião e culturas dos outros. Em alguns templos, não deixam entrar e ponto final!

Aonde Ficar: Central Boutique Angkor - http://www.centralboutiqueangkorhotel.com/ - bem localizado (cortando duas ruas, já estamos na principal) e ao mesmo tempo, bem escondido, o que deixa o local bem calmo e quieto. O restaurante do hotel também é uma boa pedida.. um drink sai por 2 dollares e uma refeição, 6 dollares.
Golden Temple - http://www.goldentemplehotel.com/

Aonde Comer: Madame Butterfly - http://www.restaurant-siemreap.com/html/madamebutterfly.php - sem dúvida, o melhor dos melhores. Mesmo neste 5 estrelas, você não vai gastar mais que 12 dollares por entrada/prato principal/sobremesa e bebida (cerveja ou refri). Também funciona como spa e boutique. Peça pra ficar no mezaninno.

Como Chegar - não há voos diretos do Brasil para o Camboja. Podemos ir até Dubai, e de lá para Bangcok e depois, para Siem Reap. Eu já estava no Vietnam (em Saigon) e fui para Siem Reap num voo de 40 minutos pela Angkor Airlines. Aventura.. me senti uma Indiana Jones, depois de ter saído de um lugar tão único, em um avião movido a hélices, e não jatos, como estamos acostumados.. Eis a graça de viajar.. surpresas!!!