Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

sexta-feira, 30 de março de 2012

NEPAL

Khatmandu - Desde que a monarquia acabou e a pseudo democracia foi instalada, o Nepal ficou mais sujo, mais bagunçado.. As pessoas continuam simpáticas e sempre solícitas.. mas a quantidade de pedintes aumentou. Na minha opinião, a beleza das praças e das stopas não consegue minimizar a imagem inicial que tive ao sair do aeroporto e me deparar com muita poeira, sujeira e bagunça. Até a India perto deles parece mais organizada. 
Capital do pais, Khatmandu é relativamente pequena. Situada num vale, todos os caminhos levam a praça Durbar, ou praça dos Museus. Antigamente, os viajantes que seguiam para o Nepal começavam sua viagem ao pé do Templo. Ela se divide em parte externa - conhecida pela quantidade de numerosos templos interessantes, como o Kumari Ghar, Kasthamandap, templo de Shiva-Parbati, templo de Jagnnath..; e interior - que é basicamente o complexo palaciano de Hanuman Dhoka, com seus pátios (alguns não podem ser visitados, pois encontram-se sob custódia dos militares). O mais impressionante de todos é o templo de Taleju, que está dedicado a Deusa Viva (uma menina, escolhida entre tantas outras, que dizem ser a encarnação terrena da Deusa Lakhsmi. Ela vive isolada, dentro do Templo até completar 13 anos ou quando menstruar pela primeira vez). Essa chamada Deusa costuma ficar reclusa, mas, tive a sorte de ter um guia que era conhecido dos guardas, e conseguiu que ela chegasse a janela e nos abençoasse. Uma menina de aproximadamente 9 anos!!! Mas, depois de ter completo seu tempo de Deusa, ele recebe uma pensão vitalícia. Por isso muitos pais querem que a filha sejam escolhidas!!
Não podemos entrar nos Templos, e alguns pátios estão fechados a visitação.. mas gaste seu tempo vagando e observando os devotos. As praças são de livre acesso a população, mas, os turistas devem pagar sua entrada. Não se assuste, mas, você não dá um passo sem que uma pessoa chegue perto e lhe ofereça um colar, uma bolsa.. um pouco de tudo! Mesmo que você esteja interessando, desdenhe, diga que não.. Eles continuarão a lhe seguir, só que baixando o preço (cada vez mais). Ao final, se for algo que lhe seja interessante, ofereça algo ainda mais baixo e negocie. Aqui, barganhar é ainda mais sério do que na India. O preço inicial é absurdamente alto. No rua principal, ou New Road você encontra vários restaurantes. O detalhe é que eles ficam no topo dos edificios. Você tem que passar por vários andares de lojinhas até encontrar o dito cujo. Me indicaram um, cujo edificio fica de frente a saída da praça. Entre as opções vi escrito strogonoff.. arrisquei, claro! (afinal, havia passado 8 dias comendo frango na India!!). E fui surpreendida no bom sentido: Uma porção generosa de picadinho parecido com o nosso strogonoff. Tão gostoso e tão farto, mas tive que deixar metade. Paguei como 5 dollares por ele!!
 Patan - a Cidade da Beleza. Realmente, a síntese da cidade.. bela, religiosa, simpática.. emana paz por todos os lados. É a cidade mais budista entre todas, com 4 stopas que marcam os quatro cantos do mundo.Como sempre, você não pode entrar nas Stopas, mas ande, tire fotos e sinta que você está em outra dimensão.Devotos, peregrinos e pessoas de outras partes do mundo que estão ali, aprendendo o budismo.. vivendo e incorporando os ensinamentos. Impressionante. E, como não podia deixar de ser, dezenas de lojinhas em volta da praça e nas ruazinhas anexas.. Negocie sempre! Indico comprar as bandeirinhas de preces. 
Bhakapur - A cidade dos devotos. Se eu puder escolher uma praça, seria esta! Por conta de um único templo que é magnífico! Eu mesma fiquei em sua escadaria para fugir das vendedoras insistentes! rs A cidade é conhecida por suas criações em barro,por suas esculturas e por ser a mais calma  limpa de todas.. Aqui parece que o tempo parou e ainda se vive na época antiga. The Golden Gate, Taumadhi Square, Navadurga Temple, Siddhi Laxmi Temple.. aproveite bem!
Compras: Se você ainda quer comprar algo mais fora do que já comprou nas praças (sim, por que além do câmbio favorecer o Real, as coisas são realmente muito baratas), procure a área da Thammel. Um grande emaranhado de ruas com lojinhas coloridas. Roupas de frio (especialmente para trekking e para escalada), roupas feitas com lã (procure lã de yaque), tocas engraçadinhas, luvas, incensos.. e toda a sorte de camisas, souvenirs e o que mais agrade ao turista. Estadia: Shangri-la suites - http://www.hotelshangrila.com/ - Para um cinco estrelas, as acomodações são fraquinhas, mas, o staff é tão simpático, prestativo.. o buffet (tanto de café da manhã, quanto das refeições regulares) é bem diversficado e saboroso, além de também ter spa em suas dependências. Tive a sorte de participar, mesmo que de longe, de dois casamentos. Um típico e outro nem tanto (com música eletrônica (rsrs). O Nepal é bonito de se ver na praças, monumentos.. uma áurea de religiosidade e paz emanam em cada canto da cidade, no rosto de cada morador.. Nepal é isso.