Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Conservatória

Conservatória! A cidade da seresta. Bom, vou ser bem sincera.. Eu ouvia falar da cidade, e só pensava naquela turma da melhor idade, cantando aquelas músicas do tempo do onça (afinal, Vicente Celestino e cia nunca fizeram parte do meu repertório.. só os conheço de nome e graças ao Qual é a Música do Silvio Santos..). 
Então, um belo dia, pintou o convite.. vamos conhecer Conservatória? No fim de semana de comemorações da Seresta? Eu, como boa viajante que sou, aceitei na hora, mesmo com várias dúvidas e alguns pré conceitos.. E vou contar a verdade: Amei a cidade: Lúdica, calma, civilizada, limpa.. sim, a seresta está em todas as esquinas e nem de longe eu conseguia acompanhar metade das músicas que a galerinha seguia em alto coro (sim, a melhor idade é maioria, mas tem muita gente nova lá!). 
Seguindo do Rio de Janeiro, basta pegar a Dutra em direção a São Paulo. Passando pela Serra das Araras, entre em Piraí, passe por Barra do Piraí e siga em direção a Valença. Na Estrada, você verá o desvio para Conservatória. Mais uns 30 kms, de uma estrada no meio de fazendas e montes verdejantes, você chegará na pequena cidade.
Não se engane com a cidade. Ela ferve, principalmente em fins de semana e a noite. Bares com música ao vivo são o must, e o comércio de produtos da região fazem a festa dos visitantes. Não volte sem trazer um pouco do feijão vermelho, da linguiça da região e claro, dos doces.. alías, se vc ficar na pracinha da seresta, os doceiros vão até você.. palha italiana, pé de moleque, goiabinha, paçoca.. fique a vontade. 
O artesanato também é um item que vale a pena perder tempo admirando. O Mário Luiz tem uma lojinha perto da locomotiva, e ele produz santos barrocos a partir de arame, papel e verniz. Uma coisa absurdamente linda e que segundo me disseram, já ganhou o mundo! A loja é mínima e vive lotada.. mas vale a pena!!!
Este restaurante da foto é um dos mais concorridos.. tem música ao vivo, e os visitantes ficam a vontade para declamar poesia, cantar, brincar.. esse é o espírito da cidade. Não se paga mico.. se vivencia uma realidade quem muitas vezes não é possível numa cidade grande. Se ganha uma intimidade imediata com o vizinho e todos pagam micos juntos!! Realmente, uma cidadezinha deliciosa.
Um programa interessante, mas não obrigatório para aqueles que tem renite ou asma, é visitar os museus da seresta. Na cidade você encontra dois (o que fica mais perto da locomotiva tem menos pó.. rsrs). Interessante pois é característico da cidade, contando a história da seresta. 
Na cidade, fotos obrigatórias são tiradas na locomotiva (bem na entrada da cidade), resquício da estrada que vinha levar a produção de café; no túnel que chora (um túnel que foi todo escavado por escravos. Dizem que o túnel chora pelos escravos mortos, mas, na realidade, ele chora por estar perto de um manancial que verte em cima do rochedo) e da cachoeira da índia. Vale também visitar uma visita numa antiga fazenda de Café (marcar com antecedência pois eles não marcam na hora nem para o dia seguinte). Uma boa dica, em Conservatória, é a Florença. Em Valença, a Santo Antonio do Paiol. (esta ultima, também agenda almoços de epoca.).
Porém, o ponto alto de uma visita a Conservatória, especialmente se você está com crianças, e´a cachoeira Ronco d´agua. Ela fica entre Conservatória e Valença e cobra R$ 5,00 para a visitação. Mas, a área é enorme e quem quiser pode aproveitar e passar o dia fazendo piquinique ou até um churrasco, pois eles disponibilizam churrasqueiras.

A queda dágua da parte de cima é para pessoas mais experientes ou ousadas.. na parte de baixo, a grande piscina faz a alegria de pessoas medrosas e da criançada. Super passeio.. a natureza em seu esplendor.
Um fim de semana já basta para você conhecer toda a cidade e passar a gostar desse lado pitoresco do interior do Rio. 
Dicas:
Hospedagem  
http://www.vilarejo.com.br/hotel-fazenda-vilarejo/ - hotel fazenda com opções All Inclusive.Fica um pouco distante da cidade, mas eles tem jipes e charretes que cobrem o caminho. Para famílias numerosas ou com crianças hiperativas, boa dica!
- http://www.conservatoria.com.br/pousadameucantinho/ - Pousada modesta, mas com atendimento caloroso e acomodações honestas. Fica na rua de trás da praça da Igreja. Pela localização e pelo preço é uma super dica!! 
Fazendas de Café

Aproveitem bem a cidade.. parece que vc entrou no tunel do tempo e ficou preso em algum lugar perto dos anos 50.. mas por que não aproveitar a atmosfera e aprender a cantar o Ébrio ou As rosas não falam ??