Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Holanda - Amsterdam


A região dos Países Baixos dá pra conhecer de carro, mas você tem que pensar se vale a pena, por conta da gasolina, pedágios e estacionamentos (a maioria dos hotéis não tem estacionamento próprio, principalmente nas cidades grandes). Indo em grupo, vale a pena, pela divisão do custo. Mas individualmente ou em casal, acho melhor pesar bem os valores. Fiz o seguinte Comprei um passe ida e volta de Amsterdam – Bélgica, outro da Bélgica para Luxemburgo. Sem data marcada, mas com prazo de 1 mês para ser usado. Custou menos de 50 Euros. Como tive problemas com a mala, a deixei no guarda volumes do aeroporto de Amsterdam. E, por conta disso, tive um gasto extra de 8 Euros por diária. Se por um lado, foi meio caro, por outro, foi bom por que não me preocupei em levar a mala pra cima e pra baixo. Economizei em taxis e afins..
Neste post, falarei somente sobre Amsterdam

Bom, vamos lá. Como eu sempre faço, chegando no aeroporto, fui logo num centro de informações para localizar o Albergue e saber como chegar. Este albergue foi o mais bem indicado de todos. Bem no centro de Amsterdam!! Dava pra andar pra cima e pra baixo, de dia e de noite.. sem problema algum! Como Amsterdam nunca dorme, você tem que ter paciência, principalmente se estive como eu, alojada em Albergue.. é um entra e sai constante.. tem que meditar e pensar que vale a economia de transporte. Em Amsterdam, você pode: Andar (como eu, andava pra caramba o dia inteiro), alugar um bicicleta (pega num bicicletário aqui, e entrega em outro acolá.. basta ter um cartão de crédito internacional. Paga-se por hora ou diária); e de Tram (que anda pela cidade toda!!). Este ultimo custa 2,10 Euros, e pode ser comprado no próprio Tram (quando há bilheteiro) ou compra-se em qualquer ponto, em máquinas próprias.
No primeiro dia, sinta a cidade! É única, repleta de pontes, pequenos canais, bicicletas desvairadas cortando por todos os lugares e o clima de liberdade total. Cuidado com os batedores de carteira. Não digo que seja uma cidade violenta, mas com tudo liberado, e assim tão na cara, os viciados precisam de dinheiro. E, alguns vão atrás de incautos turistas. Enquanto se vai andando, vai se conhecendo a cidade. Perto da Central Station você pode pegar um barco turístico pra apreciar a cidade por outro ângulo. Fiz, e amei! Gastei 8 Euros. Na volta, passei por essa região: Oude Kerk, o bairro da Luz Vermelha (que com toda a movimentação turística perdeu muito do seu ar escuso e libidinoso.. Ainda por perto, visite a Nieuwe Kerk (lindíssima) o Koninklijk Paleis (prefeitura – tem um micro museu maravilhoso.. conta a estória da coroa holandesa), o Museu de Historia de Amsterdam e o museu de cera da Madame Tussaud. Neste área, aproveite o ambiente, o corre corre com calma.. Muitas lojas de lembrancinhas, restaurantes, boites, baladas (24 horas!). Dica: Perto do prédio do museu de Cera existe um centro de informação turística que agenda visitas guiadas para as cidades mais próximas. Ainda pela região, passeio pela área do Begijnhof (um bairro antigo, com casinhas típicas.. todas em madeiras.. vale muito a pena perder um tempinho por lá).

Guarde o seu segundo dia para museus.. MARAVILHASSSS. Comece por perto. Vá para a casa de Anne Frank (mas vá cedo!! Lota mesmo!!). Impressionante o silêncio do local. De lá, siga direto (via Tram) para o Rijksmuseum – um dos melhores da Europa. Comece pelas pinturas holandesas clássicas, mas não perca também a exposição de arte asiática. Imperdível!! Em frente, do outro lado da praça, está o museu de Van Gogh. Além de obras do mestre, o museu Tb tem obras de amigos do artista. Belo passeio. Outro bom museu é o Stedelijk Museum. Neste, além de alguns clássicos, muitas obras modernas e contemporâneas, além de esculturas, fotos e outras expressões artísticas. Outra boa visita é a Rembrandt Huis, a casa mudeu de Rembrandt. Saindo do lado cultural, por que não visitar o museu da Heineken? Quando eu fui, estava em reformas, mas é super fácil de chegar e custa menos de 7 Euros. Ah, uma observação: A Holanda não aceita carteiras de identidade ou similares. Perguntei o motivo e me disseram que o governo dá subsídios para que os estudantes sejam contumazes freqüentadores dos museus e centros culturais.
Outras atrações: Nemo – centro nacional de ciência e tecnologia. Fica perto do central station, e é super fácil de identificar, com sua cor esverdeada e seu prédio em formato curvo, parecendo um navio. Nederlands Scheepvaartmuseum – Museu marítimo. Plantage – Meio afastado do burburinho. Só vale a pena se o turista for ficar mais de 4 dias na cidade. Tem um zoológico, um aquário e o jardim botânico.
No ultimo dia, peguei o trem na central station e fui em direção a Rotterdam, um dos portos mais importantes da Europa, hoje e na antiguidade. Bom, andei o dia todo, visitei as casas cubos, o museu marítimo, passei pela biblioteca, em forma de pirâmide.. mas não aconselho que se perca um dia ali. Melhor seria se tivesse ido em cidades como Marken ou Volendam.

- Estadia – Stayokay Amsteerdam Stadsdoelen – Kloveniersburgwal 1011 – Amsterdam – Phone – 31 20 6246832 Email: stadsdoelen@stayokday.com Paguei por 4 noites, 84 Euros (foi um dos mais caros, mas valeu pela localização).
* Comidas e lembrancinhas – Para comer, arenque (eca) e as famosas batatinhas fritas vendidas em todos lugares. Quer comer melhor? Prepare-se para gastar.. Boa opção, é ir comer no Bairro chinês. Fica perto do bairro da luz vermelha e a comida é barata. Mas, pense.. geralmente, no exterior, a comida chinesa não tem boa fama. Na dúvida, burguer king é o que há! Rs Quanto as compras, você pode comprar livros (nas feiras.. são ótimas!!) Comprei uma enciclopédia de plantas (em holandês RS) por menos de 8 Euros!! Souvenirs vão pular na sua frente a todo tempo.. e o preço acaba sendo o mesmo. Eu comprei tulipas pra trazer.. não faça o mesmo! Elas ficam retidas no aeroporto. E as que eu consegui malocar, não vingaram.
Quanto aos sex shops. Se você quiser visitar um interessante mesmo, só no bairro da luz vermelha. Os mais perto do centro turístico são tão ou menos interessantes dos que os daqui do Brasil.

3 comentários:

  1. to gostando de passear pelo blog...

    vi a foto, ficou boa vc arrumou né Cris...


    bjo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Cris!!!

    O Blog está 10! Tudo bastante resumido e muito bem explicado. Amei essa foto em Búzios!!! :D

    P.S.: Acho que estive nesse bairro da luz vermelha. É lá onde as prostitutas são expostas em vitrines e também você encontra muitas lojas vendendo artigos para uso de drogas, né mesmo??

    Beijooooos!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi amada..
    Sim, é por lá mesmo (em Bruxelas tb tem uma rua assim, mas sem o lance das drogas). Lembro que vendiam cachimbo de crack como souvenirs nas lojinhas.. achei um horror, por que crianças e adolescentes frequentam essas lojas, não é mesmo?
    Meninas, obrigada pela força !!!!

    ResponderExcluir