Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Egito - Parte 1

EGITO - Sakkara e Memphis
 A imagem pode conter: 1 pessoa, céu e atividades ao ar livre
Estou bem atrasada.. não estou tendo tempo de atualizar o blog.. mas cá estou, firme e forte, e vou fazer um resumo da minha breve estadia nesta terra mística e ancestral. Já tentei visitar o Egito anteriormente, mas, houve a revolta e depois, um problema na malha aérea. Nesta terceira tentativa, teria que ser pra valer! E foi!
Bom, vamos começar do começo: Quem quer visitar o Egito tem que ter duas documentações básicas: 
1) Vacina contra a Febre Amarela (nunca vão ver.. mas imagina se você não tiver??? rs)
2) Visto (pode ser de estudante, trabalho..). Quem é do Rio, pode ir no Consulado do Egito que fica em Botafogo.(R. Muniz Barreto, 741 - Botafogo, Rio de Janeiro - RJ, 22251-090)
2.1) Antes, dê uma olhadinha no site e veja o que é necessário.. tem que pagar uma taxa, preencher um formulário, tirar foto.. Depois de tudo pronto, junte e leve no Consulado. Atenção: Um ou outro fala Português e alguns falam um inglês carregado! Mas com boa vontade, dá pra ser entendido e entender. Estando tudo em dia, eles ficam com o Passaporte de devolvem no máximo, uma semana depois. 
Como Chegar no Egito.
Bom, a maneira mais rápida foi a que eu fiz: Rio / Roma / Cairo. Mas você pode escolher ir por Madrid, Frankfurt.. tinha voo até fazendo conexão em Dubai antes de ir para o Cairo. Depende do teu bolso e do tempo que vc tem (se quiser ficar em uma dessas cidades depois para passear e esticar as férias..).
 A imagem pode conter: atividades ao ar livre
Eu, particularmente, contratei uma agência de viagens para fazer todo o pacote que eu tinha imaginado. Primeiro por que uma mulher viajando sozinha em mundo árabe não é recomendável. Segundo por que o Cairo (vocês vão ter a oportunidade de ver in loco, não é tão fácil de ser visitado. O Caos impera, a cidade é suja, tudo é muito confuso. Você leva mais de duas horas para chegar do aeroporto na cidade.. As vezes eu levava 1 hora e tal para sair do centro da cidade para chegar na área das pirâmides, aonde estava o meu hotel. Imagina fazer isso de ônibus ou taxi comum??
Neste pacote, eu planjei fazer mais do que o basicão oferecido pelas agências: Comecei pelo berço da civilização egípcia. Uma região que reune as cidades de Sakkara e Memphis. Sakkara é parte de uma grande necropolis da antiga capital do Reino, Memphis. Nesta região, todos os reis  da 1a e 2a dinastias foram sepultados, e os de outras dinastias, ainda fizeram seus Mausoléus.. Ela é conhecida por ter sido escolhida para ser o local da construção da primeira pirâmide de que se tem notícia, a pirâmide escalonada feita por Djoser, e idealizada e construida pelo Primeiro Ministro Ihmotep (não, esqueça o filme a mumia.. ele não é do mau e não vai reaparecer na região..). Inclusive, esse primeiro ministro tem uma parte no complexo toda dedicada a ele, e, em off, os egípicos tem ódio dos americanos por terem usado o nome dele para uma múmia mal humorada e rancorosa no filme. Em todo o entorno da pirâmide, podemos ver a estrutura que servia o Rei Morto na vida após a passagem: toda a família e serviçais mais próximos seriam enterrados no local (havia locais específicos para cada um deles). Outro mito: Quando o Rei morria, seus serviçais não eram mortos para serem enterrados com ele, para servi-lo na outra vida.. ao morrerem, eram enterrados junto a Pirâmide. 
  O Complexo é imenso. Muita coisa pode ser visitada, mas outros espaços ainda estão sendo escavados e estudados. Você vê tendas de arqueólogos em muitos espaços próximos. 
Depois, segui para Memphis, nome dado pelos Romanos para a antiga cidade de Mennufer, primeira capital do baixo Egito, primeira capital do Reino, e moradia real durante toda a chamada dinastia primitiva. Alguns relatos antigos dizem que Memphis só tinha uma rival na região que era Tebas (atual Luxor), e era um dos principais portos e centros comerciais da época. Agora, Memphis, é um pontinho esquecido, e poucas pessoas (principalmente os turistas) conhecem a sua importância histórica. Sakkara seria a sua extensão, sendo parte da sua necrópolis. 
A grande atração do local é o templo de Ptah (ou o que sobrou dele). Podemos ver a Esfinge, o obelisco e outras pequenas esculturas. Muitas, remetendo a Ramsés II, que seria o Faraó mais representado em todo o Egito, pois seu reinado foi o mais próspero e longevo entre todos. No local também podemos ver o grande colosso de Ramsés II, que guardava a cidade mas, devido a um grande terremoto, acabou tendo suas pernas quebradas. O resto da estátua encontrava-se em perfeito estado (foi toda feita em alabastro e como tudo que foi feito aqui, é para durar milhares e milhares de anos..). Então, foi feito um galpão para que a estátua fosse guardada e exibida deitada. Realmente, impactante pois, uma estátua deste tamanho, só tinha visto na Tailândia, e esta, feita milhares de anos antes, prima por sua perfeição de detalhes. Como alguém, com materiais e ferramentas rudimentares, pode ter feito um trabalho tão perfeito, tão liso, sem cortes ou farpas? Parece ter sido cortado a Laser, tamanha a perfeição. 
Como a cidade foi abandonada como capital, a população acabando usando todo o entorno para cultivar tâmaras, trigo, feno.. e toda a área no entorno da cidade foi desaparecendo sobre novas moradias e novas plantações. Nos dias de hoje, volta e meia, você vai ver plantações sendo escavadas, e novos sitios arqueológicos sendo descobertos. 
Este passeio dura praticamente todo o dia, e geralmente, é oferecido um almoço no meio do caminho (antepastos de entrada tipo tahine, babaganush e Homus. Para prato principal, geralmente opções de carne (kebab de cordeiro ou frango assado) ou peixe (sempre grelhado, servido com um arroz um pouco marrom que é muito saboroso), legumes cozidos e salteados, e as vezes uma batata frita para os turistas.. De sobremesa, sempre um doce árabe tipo baklava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário