Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Buenos Aires - E lá vamos nós de novo..

Buenos Aires.. ah.. nosso quintal... só que mais fresquinho. Nesta época do ano (julho/agosto) bem mais fresquinho!!
Já visitei a cidade umas 5 vezes.. e sempre dá pra conhecer um pouco mais, um lugar diferente... ou até visitar os mesmos lugares, que, evidentemente, apresentam algo diferente.. as cidades são mutáveis.. as pessoas mudam, tudo muda.. o seu próprio olha muda. Comigo não foi diferente.
Desta vez, fiquei uma semana estudando, então, tudo foi muito corrido.. mas, com a doença de viajante na veia, a gente se destroi, acorda cedo, dorme tarde, toma tramal, mas, estamos lá, firmes e fortes. Então, vou tentar dar umas dicas para quem quer fazer uma viagem boa bonita e barata na terra dos hermanos.
Microcentro:
Um bom passeio é começar com o Luna Park (centro de convenções e estádio para shows, mega famoso em todo o mundo).
Dali, você tem em frente o Puerto Madero, em seu começo tímido; atrás, a calle Florida, De um lado, a Plaza San Martin e mais adiante a Estação Retiro, e do outro, próximo algumas poucas quadras, a Casa Rosada. Bom, visitar a Casa Rosada por dentro requer uma reserva com muita antecedência pela internet. São grupos pequenos, guiados, e sem reserva, nem chorando ou apelando pela saúde da maezinha do guarda na portaria, como eu fiz.. não rola. Nos resta ir visitar o Museu do Bicentenário. Seria um museu da própria História política da Argentina, montado nas ruínas da Aduana Taylor (aonde os produtos eram recebidos) e do Forte de Buenos Aires, datado do Século XVIII.
Nele podemos ver vários objetos de presidentes, fotos, mobiliário, carruagens oficiais, e também artefatos do período pré colonia até os dias atuais.
http://www.casarosada.gob.ar/la-casa-rosada/museo
Dali, parti para o Centro Cultural Néstor Kirschner - http://www.cck.gob.ar/   um centro cultural de muito bom gosto, com ensaios de filarmônicas, eventos de balé, exposições.. muito bem estruturado e bem elegante. As vezes, podemos dar a sorte (como eu) de poder assistir um ensaio de um grupo de música clássica. Foi maravilhoso!!!
Estamos no centrão, então, a pedida é ir no Cabildo (nome dado na cultura espanhola aos locais que serviam como administração e até prisão na época da colonização). Fica do lado da Catedral e a visita é gratis. A Catedral também deve ser visitada, sendo que a sua fachada me deixa sempre na dúvida se estou em um teatro ou na Igreja de fato.. mas dentro, a coisa é diferente, e ela se apresenta em todo o seu esplendor. Não deixe de visitar o mausoléu de San Martin, sempre guardado por 2 militares.

 A plaza de Mayo nos abraça.. de um lado a sede do Governo, do outro a Catedral, e de outro, o burburinho dos edificios comerciais, a calle florida com seu comércio e seus turistas.. mais adiante, seguindo a Av 25 de mayo, o magnífico palácio do Governo. As vezes há manifestações.. Outras vezes só o zum zum zum do pessoal indo trabalhar.. mas vale a pena admirar sua imponência. Fora que no caminho, passamos pelo Café Tortoni, passamos pela 9 de julho (ao longe vemos o Obelisco), vemos as várias esculturas dedicadas a diverso ícones da história hispânica. Há uma estrutura montada em um edifício representando Evita.. (em Cuba tem uma igual, só que representando Che). Também vi uma escultura dedicada a Cervantes, e uma novinha, comemorando a nomeação das Cataratas do Iguaçu como Patrimônio da Humanidade. 
Se você estiver visitando a região num domingo, por favor, não perca a Feira de Santelmo. Vale pela variedade de pessoas que vendem e frenquentam.. Você encontra artesanato, comidinhas de vários países (arepas, empanadas, crepes..), roupa e é claro, antiquidades (algumas não tão antigas e não tão valiosas, mas tá valendo). A confusão e o burburinho começam logo ao lado da Catedral, e seguem toda a Calle Defensa até a Plaza Dorrego. Cuidado com os batedores de carteira e sigam com calma.. É uma feira livre para turistas, sem sombra de dúvida, mas é muito legal ver as cores, os produtos.
Podemos finalizar o dia no Café Tortoni, para aqueles que querem comer bem e aproveitar um show de Tango (lembrando que, devem ser feitas reservas com antecedência) -  http://www.cafetortoni.com.ar/br ou, seguir em direção ao Porto, atravessar a grande avenida e ir apreciar um bom bife de Chouriço em qualquer restaurante de Puerto Madero. Desta vez eu fui no Siga la Vaca (mas eu fui em San Isidro. De outra feita, fui na de Puerto Madero e os ambientes são bem diferentes.. e o preço também). Mas por ali opção é que não falta. Quem quer apenas um lanchinho, pode ir no San Juanino, ou em qualquer pizzaria que será igualmente bem servido. Detalhe: Em junho/julho 2017, o Peso custava 4,45 reais e uma comida em restaurante da mais modesta não saia por menos de 170 pesos. O Siga la vaca em San Isidro me custo 320,00 pesos (com refrigerante/agua inclusos). Uma empanada custava 11 pesos (podendo varia para mais, nunca para menos) e um pancho (cachoro quente) algo entre 10 e 15 pesos. Se levarmos em contato uma garrafa de vinho, pode acrescentar pelo menos mais 100 pesos. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário