Namastê! Este blog é destinado a todos os que, como eu, adoram viajar, e ficam sempre em busca daquela dica imperdível,daquele nome de restaurante ou de hotel, ou daquela roubada que é importante se livrar! Seja uma viagem internacional longa ou um fim de semana na região dos Lagos, aqui vale tudo!! Se alguém também quiser postar dicas e roteiros, sejam mais do que bem vindo. Seus posts serão devidamente creditados. Então é isso! Fiquem a vontade e ENJOY THE RIDE!
Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana
domingo, 27 de novembro de 2011
TOMADAS - UM PROBLEMA PARA O VIAJANTE
Como não ter problema com tomadas (materia publicada pelo Jornal o Dia)
Cada país se acha no direito de inventar a própria tomada e, com isso, criar o caos
Rio - A criatividade do ser humano parece ser infinita. Infelizmente, até para produzir coisas simples e que deveriam ser padronizadas em um mundo globalizado. Quem nunca chegou ao hotel à noite, durante aquela tão planejada viagem, precisando carregar o celular, o laptop ou a bateria da câmera digital e teve uma desagradável surpresa? O fato é que cada país, com representação diplomática na ONU ou filiado à Fifa, se considera no direito de inventar a própria tomada.
Em muitos lugares, já é possível comprar os chamados adaptadores universais. Mas, na verdade, eles só servem para cinco ou seis tipos mais comuns de tomadas. E, mesmo assim, dão problema com uma frequência acima do aceitável. Por isso, é sempre bom consultar, antes de viajar, quais os tipos de plugues e voltagens dos países que planeja visitar. Principalmente porque nem sempre os hotéis dispõem de adaptadores suficientes para todos os hóspedes — o que pode ser bem inconveniente.
Os ingleses, por exemplo, gostam mesmo de ser diferentes! A tomada, com três pinos chatos e grossos, foge de todos os padrões. Além disso, a voltagem é 240v, e não 110v ou 220v, como no Brasil, ou 220 como na Europa. Logo, para ligar aparelhos elétricos na Inglaterra você vai precisar de um adaptador especial para a tomada caso seu produto não seja bivolt. Hoje em dia, a maioria dos aparelhos funciona na Inglaterra, mas secadores de cabelo podem queimar se ligados em tomadas de 240v.
Existe um site — em inglês — que reuniu os tipos de tomadas e voltagens existentes em todos os países. Uma pesquisa pode ser muito útil antes de embarcar e evitar aquela dor de cabeça desnecessária: www.traveloasis.com/world-electric-guide.html.
Eu comprei um adptador universal, que aceita diversos tipos de encaixe e tomadas. É um pouco grande para um mochileiro, mas é o que podemos levar para não nos aborrecer. Na Europa em geral, não é necessário, mas Inglaterra, já temos um problema. Asia, tudo diferente.. O Adaptador custa aproximadamente 50 reais e você está resguardado pra sempre.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário