Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

Hoi An - Vietnam - Vida Cotidiana

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Aracaju - Sergipe

Viajo muito, mas escrevo pouco.. estou devendo muito texto, muitas dicas e muitas fotos.. mas vou tentar me redimir.. prometo! rs
Começando pela mais recente: ARACAJU. Terrinha linda, banhada pelo sol maravilhoso do nordeste.. até a água do Rio São Francisco é morninha.. não dá pra não se apaixonar. Povo caloroso, educado, estrutura de 1a para os turistas (repito.. para os turistas!) e comida boa e arretada!
O aeroporto é pequeno, mas as malas são rapidamente transportadas para a esteira. Perde-se muito pouco tempo. Se você reserva Tranfer, vão lhe cobrar 60,00 (ida e volta) com qualquer operadora de turismo. Se você pegar um taxi, você pagará 25,00/30,00 (e no carro vão até 04 pessoas). Então, não tenha medo. Os taxistas são honestos (claro, há exceções em todas as profissões, mas eu conversei com várias pessoas e esta é uma opinião comum) e gostam de explicar todos os detalhes da cidade para o turista. Se vc vem pela orla, explicam cada espacinho e dão dicas de onde comer melhor.. se vc vai para o lado do centro, contam toda a história da cidade.. e sempre com piadinhas entremeando as conversas. Agora, quem se deslocar muito de taxi vai sentir no bolso.. não ficar barato pois o centro fica longe, e as melhores praias também. Desta forma, fica melhor agendar com uma operadora. Tem outro post em que indico algumas.. 

 Geralmente, os turistas escolhem a orla do Atalaia para reservar o seu hotel. E não se arrependerão! Eu fiquei no Real Praia Hotel - http://realpraiahotel.com.br/. As diárias são razoáveis, o quarto é amplo e bem limpo. O banheiro poderia ser maior, mas, pra quem só fica no hotel pra dormir, tá excelente! Ele fica de frente para o Oceanário/Projeto Tamar. Já é uma boa pedida. Você pode visitar o projeto até as 22 horas (até por que as tartarugas são animais de hábitos noturnos), mas, dê preferência a uma visita diurna, pois muitas atrações são programadas durante o dia (alimentação dos animais, mostra dos filhotes, etc..). A entrada custa R$ 16,00. Caro, eu achei, mas é por uma bela causa. Vale mega a pena, mesmo que seja um programa mais indicado para as crianças, como disse a vendedora de ingressos: - As minhas meninas agradecem!. E já falou tudo!! rs. http://www.tamar.org.br/centros_visitantes.php?cod=10.
No entorno do Oceanário estão as lindas lagoas da orla. Passeie de noite, de dia.. é uma delícia!!! O mar na orla fica longe da pista, e é até um pouco amarronzado, pois as ondas não tem recifes para bater e espalhar a espuma.. espalham na areia, que sobe e dá este aspecto de sujo. Mas, podem mergulhar sem medo. As melhores praias (saco por exemplo) ficam a pelo menos 30 minutos da cidade. Não é tanto, mas a agua também não é aquele verde caribe. Pena por que não dá pra ver os peixinhos.. 
Continue pela Orla. Se você optar por seguir pelo lado direito (referência de frente para o oceanário), você vai ver vários restaurantes (comida chinesa, japonesa, italiana, típica, churrascaria.. escolhas pra qualquer paladar). Logo depois, as estátuas, os monumentos, o parque das crianças.. e finalmente, a passarela do caranguejo! O que é isso? Simplesmente, um pedaço da orla com os restaurantes típicos mais conhecidos. Sinceridade? Armadilha para turista. Logo indicam o Cariri. O ambiente é muito lindo, típico, com muita chita, muita cabaça.. e tem um salão de forró nos fundos.. mas o atendimento deixa a desejar e é muito caro. Ao lado tem outras opções. Numa noite fui no AMANDA http://www.amandabarerestaurante.com.br/. Correto e bem servido. Mas, bem perto do hotel achamos um outro restaurante, que tinha um cardápio pela metade do preço e com a comida dos céus!!! A pessoa aqui não anotou o nome do restaurante, mas pertinho do Dragão (japonês) da orla. É o único que é todo ajardinado na frente. Vou procurar e depois reposto aqui. A foto abaixo é de lá.. nham nham!!
Camarão flambado na Vodka e servido no coco verde, com arroz a grega e purê de batata. Morri!

* O próprio Dragão é uma boa opção para os amantes de comida Japonese/Chinesa (peixes bem frescos) https://www.facebook.com/pages/Restaurante-O-Dragao/180155025381320 
* Outra excelente opção é a Gralha Azul Churrascaria -  www.Gralhaazul.net. Boa picanha, bom buffet, com opção de japonês e buffet de massas (tipo spoletto).

Se você optar pelo lado esquerdo da orla para o Oceanário, você vai encontrar menos restaurantes, alguns quiosques (tem o de beiju - tapioca que é muito bom). Na orla, há um centro de artesões. A instalação é grande, mas a exposição é minima. Já do outro lado da calçada, há o centro de cultura, que tem vários boxes, é animado com música ao vivo e tem um restaurante para encerrar o dia de caminhada. Os boxes mais interessantes são os de artesanato típico (esculturas, placas, santos, carrancas), os das famosas camisas baratinhas para dar para os sobrinhos, agora com frases muito engraçadas (R$ 10,00!!!) e pelo menos três que produzem a mesma coisa: Azulejos personalizados: Ou vc coloca a sua foto, ou escolhe na internet algo que lhe interessa ou compra um já pronto. Achei diferente e interessante. Não são caros, e pode ser uma lembrança diferente praquela pessoa que já tem tudo né?
Continuando o roteiro turístico, vamos em direção ao centro. Fica longe.. só de ônibus ou taxi. De Taxi, custa algo perto de 30, 35 reais. O taxista vai dando uma de guia, mas a grande escolha é ficar perto dos três mercados: Mercado de Artesanato, Mercado do produtor e Mercado de Carnes/peixes. Vale a visita? Na minha opinião, sempre vale, até por que eu adoro um tempero, gosto de ver o que o pessoal do local consome.. Agora, apesar de ter mais lojas, se você só vai lá por conta do artesanato (ah, é mais barato e tal), esquece! Compre na orla mesmo por que, se houver (isso mesmo, se houver) diferença, é de no máximo 5 reais. Não vale o taxi. 
Nos arredores, você encontra o palácio do governo, a catedral, a praça dos festejos, o embarcadero dos To To Tos (barquinhos que fazem a travessia para o outro lado do canal e são considerados patrimônio cultural da cidade) e a antiga ponte aonde desembarcou Don Pedro II quando de sua visita a cidade.. muita cultura em um pedaço razoavelmente pequeno de terra. Quem gosta de cultura regional, vale a pena. 
Mercado de Artesanato do Centro da Cidade

Mercado de Produtores
 A cidade é linda, o povo é simpático e há muito que sentir em Aracaju. Agora siga os outros posts sobre os passeios que podem ser feitos a partir da cidade.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Roteiro Religioso no Vale do Paraíba (Lorena/Guaratinguetá)

Nem só de pão vive o Homem... desta vez resolvi fazer um roteirinho em que eu, a caminho da Basílica de Nossa Senhora de Aparecida (todo mundo tem uma ou outra promessa pra pagar né? Agradecer sempre é bom..). Então, pensei, pesquisei e fechei! Fiz minha base em Lorena por que ficava perto da Guaratinguetá e de Aparecida, e ficava de fácil acesso, pois o centro era bem perto da Dutra. 
LORENA
Cidadezinha de médio porte, mas, mostra em suas construções como era rica na época do ciclo do café, e também fazia parte da Rota Real, vinda de Minas. Andando pela cidade, você repara nas casas bem cuidadas, enormes, com grandes portões, belos jardins.. hoteis que outrora eram casas de barões ou de grandes comerciantes da época.. 
Voltando ao roteiro.. na cidade, começamos a visita pela Basílica Menor de São Benedito. Foi construida em 1795 e sua fachada e até modesta pela história que leva.. Seu interior porém é incrível! Muito bem detalhado e com um altar magnífico.. Como Não havia imagem de São Benedito, por conta claro do preconceito com os negros, reza a lenda que pegaram uma estátua de Santo Antônio e a pintaram de preto. Ainda no altar, mais 12 imagens. A Basílica é considerada a única fora do Vaticano a ser dedicada a São Benedito, e também por esse motivo, quem a frequenta recebe indulgências como se estivesse na chamada Basílica Maior. Uma curiosidade que não tem nada a ver com a Igreja e sim com os frequentadores: Rolava a Missa e no meio do corredor dos bancos, dois cachorrinhos dormiam tranquilamente. Na hora que as pessoas levantaram, eles se assustaram e vieram mais pra fora.. tinha um tapetinho tão convidativo e estava tão frio.. ficaram lá até o fim da missa. Já não é inusitado o suficiente? Ainda tem o melhor detalhe: As pessoas passavam por eles, ora desviando, ora passando por cima.. a procissão da hóstia passou por cima deles.. ninguém os enxotou nem os chutou. Apenas mais uma criatura de Deus no meio dos crentes. Achei o máximo!!
Ainda em Lorena, a Igreja principal é a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade. Também, muito rica em detalhes no seu interior.. seus vitrais são incríveis!!! Fica na praça principal e como o centro da cidade é um ovo, fica fácil de ver sua torre de longe. 

                                   

Acima, pia Batismal (olha o trabalho dos vitrais.. muito lindo!!). De um lado, o Altar, com a Pietá (N.Sra da Piedade). Do outro lado, outro detalhe do altar. Uma linda imagem pintada, logo acima do altar. Um plus, ao meu ver. 






Saindo de Lorena, pegamos a estrada e, em 10 kms ou menos, estamos em Guaratinguetá. A Cidade é famosa por ter sido berço da devoção por N.Sra Aparecida, e agora, pode comemorar outro santo: Frei Galvão. Famoso por ajudar nos partos difíceis, de ser o padroeiro dos construtores/Pedreiros e famosos por suas pílulas de cura. Com pessoas doentes em casa, mais um motivo para parar e visitar o Santuário. O Santuário de Frei Galvão vive cheio e por fora é até bem simples. Mas, como dizem, a vida do santo também foi bem simples. 

Fachada do Santuário de Frei Galvão




















Imagem de Frei Galvão com as fitinhas .. simpático!


E do Santuário, para o Museu/Casa de Frei Galvão - Fica bem no centro da cidade.. uma visita importante para quem quer conhecer a sua história ou é devoto. Logo pertinho está a Catedral de Santo Antônio, que também faz parte do roteiro dos Romeiros. 



Um detalhe para encerrar o tour de romaria por Frei Galvão: Em todos esses locais você pode pedir as famosas pílulas de saúde. São papeis enroladinhos que o doente engole pedindo a cura. No meu caso, só consegui na Catedral de Santo Antonio, e racionado. Tente em todos os lugares!!!

Ainda em Guaratinguetá, quase já saindo da cidade, ainda temos o Santário de Nossa Senhora de Lourdes. Quem é religioso ou tem o mínimo de conhecimento sabe que ela apareceu para uma menina na cidade de Lourdes, na França, numa gruta. Então, desde então, ela é representada assim.. numa gruta, e geralmente com uma água corrente considerada curativa. 
Não se preocupem.. na porta vendem alguns potes ou até garrafões para recolhermos um pouquinho da água.. veja só o potinho da foto.. um pouquinho pra cada um já basta, não???


quinta-feira, 16 de abril de 2015

Foz do Iguaçu - Parque das Cataratas

Well, well.. uma vergonha admitir que, apesar de eu ter visitado quase toda a Europa, e já até ter arriscado visitar o Oriente, conheço muito pouco (muito pouco mesmo!) do nosso país. Sempre achei que teria tempo para visitar mais cidades de nossa terra, quando estivesse mais velha.. mas por que não aproveitar fins de semanas ou feriados mais prolongados? Ainda mais em épocas de dollar alto. Nesta época, é fácil encontrar pacotes com estadia e parte aérea por preços inacreditáveis! Então, podendo, por que não aproveitar.
No Paraná, na fronteira com a Argentina e o Paraguay, encontra-se a cidade de Foz do Iguaçu. Esse nome, claro, deve-se as famosas cataratas localizadas na fronteira com Argentina, na cidade de Iguazu.
As cataratas estão á uma distância de aproximadamente 30 minutos do centro da cidade. O complexo é muito bem organizado e sinalizado. Chegando lá, de shutlle, ônibus de carreira ou carro particular, o visitante passa a fazer a visita com o transporte próprio do lugar, movido a energia elétrica (ecofriendly). 
Na bilheteria, você escolhe quais passeios quer fazer, baseado no tempo disponível e claro, no budget de cada um (rs). O passeio básico é apenas para as Cataratas - você desce na última parada, e faz uma trilha de aproximadamente 1km (passa rápido demais!!) em caminhos sinuosos com vários paradores para você admirar os diversos ângulos das quedas dágua. E sinceramente, cada parador, um flash, por que o visual sempre impressiona!! No final, passamos para a passarela da Garganta do Diabo, a parte mais próxima das quedas. Cuidado: Molhar é regra, e não tem como fugir dessa roubada, a não ser se você não quiser ver de perto essa maravilha!! Capa de chuva ajuda? Sim, mas você sai molhado do mesmo jeito.. mas de alma lavada!!
O passeio completo inclui o Parque das Aves (você fica antes da entrada principal do Parque das Cataratas e passeia por um imenso viveiro de aves nativas do nosso país, com araras, papagaios, tucanos..). Um passeio legal, mas no meu caso até dispensável. Retornando ao Parque, você tem mais dois passeios antes das quedas dágua: A trilha do Parque, que é pra quem está acostumado.. você percorre uma boa extensão do parque até chegar a ultima parada do ônibus em trilhas que se embrenham no mato. Se do ônibus conseguimos ver pacas e tucanos, imagine andando no meio do mato? Ah sim.. sagui a gente encontra aos montes, mas são anti-sociais e mordem mesmo! Cuidado.
O passeio mais incrível é a experiência Macuco. Você vai por uma trilha até a base do Rio. De lá, pega um bote (tipo de rafting) e segue em direção as quedas, na Garganta do Diabo. Adrenalina a mil, lembre que só levando go pro ou capas impermeáveis para o seu celular garantem a integridade dos mesmos.
Dica: Comprem os ingressos das atrações pelo site antecipadamente. A fila da compra na hora é imensa!!!! Só ali, vc pode gastar até 40 minutos! Existe uma bilheteria própria para compras on line.
http://www.cataratasdoiguacu.com.br/
Só para constar: Existe um passeio feito nas Cataratas do lado Argentino. Dizem que não é tão bonito nem tão emocionante. Se você ficar mais de 4 dias na cidade, valeria a pena dar um pulinho e visitar.