Ainda vem mais por aí.. atravesse o maravilhoso jardim, e se tiver uns delights na bolsa, pare e aprecie o movimento dos turistas ou dos proprios moradores. Senão, mãos a obra e direto a Aya Sofia ou Hagia Sofia. Essa sim, sempre foi a minha imagem de Istambul. Não o seu exterior, mas as suas placas redondas com mensagens do Corão ou Alcorão dentro dela sempre ficaram marcadas na minha mente. Era originalmente uma catedral Ortodoxa. Depois, com a dominação Otomana, os mosaicos foram todos cobertos (não destruídos, diga-se de passagem) e adquiriram a decoração de mesquita de hoje em dia. Na realidade, a Aya foi reconstruida 3 vezes (vc pode ver alguns resquícios dos antigos pilares na entrada).
Comece a visita pelo andar superior, até pra poder visualizar sua grandiosidade. Note os mosaicos que estão sendo raspados e recuperados. Aproveite o visual, pra só depois descer. As fotos desse nivel ficam maravilhosas! olha a dica!! rs
Descendo, comece a visita pela Mesquita. Com calma, olhe todos os ambientes, veja toda decoração.. tudo é maravilhoso e grandioso. Se Ahmed I queria que a Mesquita Azul fosse a mais grandiosa, ele não conseguiu. Na minha opinião, nada supera a Aya Sofia. Ela é considerada a 8a maravilha do mundo, e por 1000 anos foi a Igreja mais importante do mundo.
Já na porta de saída, observe: de um lado, jarros de mármore que antigamente eram usados para que os fiéis lavassem os pés, mãos e pescoço antes de começarem as orações. Do outro lado, um furo numa placa de cobre que, dizem, se a pessoa for capaz de dar uma volta completa com o dedo (uma verdadeira ginástica) a pessoa recebe a sua graça.
Antes do portal de saída, olhe pra cima e veja as antigas cruzes que foram descobertas, antes cobertas por imagens e mensagens do Alcorão.
Ainda na área, procure pela Cisterna Basílica ou Palacio de Yerebatan. custa umas 10 LT e vale o passeio. As famosas cabeças de medusa estão lá, assim, como um bando de carpas multicoloridas que alegram o ambiente. Impressionante como funcionava o abastecimento de água e os famosos banhos turcos. Agora, é tempo de comer. Atravesse a praça e dê de cara com vários restaurantes típicos. Bom preço e boa comida. Sempre peça a carne de cordeiro! Descansado, rumo ao Grand Bazaar. Uma caminhada rua acima por uns 10 minutos. Se prepare com a confusão, o barulho e as ofertas. O que você quer sempre custa menos da metade do que é pedido, e cuidado! Sempre veja o que eles embrulham. Na minha opinião, o melhor lugar para compras é o Bazar de Especiarias, menor e mais honesto, talvez (a pechincha tb existe, mas é menos agressivo). Mas, o Grand Bazaar deve ser visitado e é realmente grandioso e diversificado. Você encontra comida, bebida, quinquilharia, roupas, falsifições (cuidado, tem muito!). Sempre aproveite para provar o yogurte (pra quem gosta, com endro ou hortelã), as turkish delights e os paezinhos..
A rua principal de comércio é a Istiklal caddesi, que se inicia na Praça taksim. Ela é de pedestres (mas cuidado, tem motorista maluco que passa por lá logo no começo do dia para fazer entregas, e eles sao loucos!!!!). Você pode percorrer seu 1,5 km e chegar até a praça Galata, fuchicando suas lojas de marca ou restaurantes de todos os tipos e gostos. Ou, se preferir, experimentar o Tûnnel, uma galeria de trens subterraneos tão antigos quanto os de Londres, que também te levam até a ponte Galata, e dali, se você quiser, até o sistema de trans que circulam até a cidade.Nesta rua você encontra uma Igreja católica - De Santo Antonio de Pádua - (em toda a minha estada, a única que eu vi!!). Esta praça é uma das mais importantes da cidade, aonde várias manifestações costumam acontecer e aonde os mais ávidos pela comida ocidental encontram Burguer King, MacDonalds e KFC.. rs
Além do famoso passeio pelo Bósforo (o embarque perto da praça da cisterna, aonde está o túmulo do Barba roxa - sim, ele existe!) de onde vc pode visualizar as duas margens dos dois continentes (realmente imperdível), três visitas são bem interessantes:1) Bylerbeyi Sarayi - Palacete situado no lado asiático, aonde as autoridades em visita a cidade se hospedavam. Fica bem a margem do Bósforo e vale o passeio!!
2) Mesquita de Rustem Pasa - Não muito visitada por turistas, mas é a mais atraente da cidade, caracterizando um genuino exemplo da representançaõ Otomana na cidade. Não se pode entrar calçado e deve-se cubrir a cabeça.
O melhor de tudo, é que ela fica a poucos metros do Bazar de Especiarias, que ao meu ver, é o melhor local de compras da cidade. Procure os stands 29 e 41. Chá de maça, pistaches, delights e temperos, pashminas.. um pouco de tudo!!
Como não podia faltar, um grande passeio de dia inteiro, é visitar o famoso Palácio de Topkapi. Esse sim é uma viagem ao passado, com uma vista deslumbrante! Take your time and enjoy the ride!
O Palácio é um complexo, aonde cada seção é separada estritamente para cumprir seu papel dentro da premissa de ser a residência do Sultão e seu centro de administração do império. Patios, terraços, jardins, salões de recepções, Harém, Salões para a circunsição dos filhos do Sultão, terraças, Banhos Turcos... Tudo isso e mais alguma coisa. Agora também, museus com jóias, tapeçarias, uniformes.. tornam esta visita tão importante e imperdível.
Além de tudo, o visual do Már de Mármara fecha com chave de ouro esta visita. Aproveite e tome um café no terraço dos fundos e não deixe de ver o grande diamante da coleção, menor apenas do que o da torre de Londres.
Shows de Dança do ventre? Nâo aconselho.. aqui no Brasil as meninas dançam muito melhor e com mais criatividade. Mas, vale a pena assistir aos Dewirshes ou Sufis. São cerimônias aonde os participantes entram em uma espécie de transe rodam sem parar por horas (sem exagero). Diferente e enigmático, pois os caras não ficam tontos nem tropeçam.. e aguentam bem o tranco! Hocpasa Hammi sk No 3B e custa 50 LT, com direito a bebidinhas de cortesia. O tram fica bem pertinho.
Dica de Estadia: http://www.booking.com/hotel/tr/lion.pt.html?aid=311840;label=lion-mDLiygRTSU41UBuMXQcS5wS3671479063;ws=&gclid=CKifs9XRmqgCFYg65QodzklwHg - Pertinho da Praça Taksim, com restaurantes e casas de câmbio confiáveis em seu entorno. Quarto de bom tamanho e atendimento razoável.
Istambul é assim: Surpreendentemente acolhedora, estranhamente simpática, e enigmática. Não há como não se apaixonar pela cidade e por sua gente. O seu cheiro, o seu som, a sua mágica.. tudo é fascinante.